Aconteceu na manhã desta terça-feira (19), no Palácio das Araucárias, em Curitiba, um seminário promovido pela Rhône-Alpes Tourisme em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo, com o objetivo de promover e divulgar o turismo naquela região francesa. No seminário, que faz parte das comemorações do Ano da França no Brasil, foram apresentadas as regiões turísticas de Courchevel, Mageye e Lyon. Rhône Alpes é a segunda região francesa em número de diárias de turismo, além de ser a segunda região mais populosa da França e resposnável por 10% do Produto Interno Bruto francês.
Participaram do seminário o diretor geral da Rhône-Alpes Tourisme, Marc Béchet; a responsável pela promoção nos mercados da Espanha, Portugal e Suíça e neste ano, do Brasil, Celine Gomes; o presidente do escritório de turismo de Lyon, Denis Trouxe; a diretora de turismo de Megeve, Marithé Crozet; e a diretora do escritório de turismo de Courchevel, Adeline Roux. A coordenadora de relações institucionais da Secretaria de Estado do Turismo, Eliane Sanches, representou o secretário Celso de Souza Caron no seminário.
Eliane falou da importância dos paranaenses conhecerem aquela região francesa e da possibilidade de intercâmbio entre o Paraná e Rhône-Alpes no turismo. “A experiência francesa é muito rica e nós temos muito a aprender em todos os segmentos do turismo”, destacou. Marc Béchet disse que está orgulhoso de participar do seminário no Paraná, um Estado que mantém muitos acordos e convênios com a região: “Queremos que os paranaenses conheçam a nossa região, especialmente essas duas estações de esqui (Megeve e Courchevel) e Lyon, a principal cidade da região.”
Cerca de 80 pessoas participaram do evento, que teve a presença de operadores e agentes de viagens, representantes de entidades do segmento e profissionais de imprensa.
CAMINHO DO VINHO - Na segunda-feira (18), três representantes do turismo de Rhône-Alpes percorreram o Caminho do Vinho, em São José dos Pinhais. Céline Gomes, Marithé Crozet e Adeline Roux viram de perto como funciona o turismo rural no Paraná. Na colônia de imigrantes italianos do Mergulhão, elas apreciaram o vinho e derivados de uva produzidos pelos colonos, além de atrações como o “colha e pague” em uma horta.
O potencial turístico da região começou a ser notado em 1998, no ano de Desenvolvimento Turístico de São José dos Pinhais. No ano seguinte, foram realizadas palestras com a comunidade local, chamando a atenção daquelas pessoas para o potencial do turismo local. A partir daí, o Caminho começou a fazer sucesso e atrair milhares de turistas, especialmente nos fins de semana, com opções de lazer que incluem pesque-pagues.
Para Céline, a experiência foi interessante. “É uma forma de manter a população ligada à terra, pois assim ela não sobrevive apenas da agricultura e consegue mais renda com o turismo. Com a presença do guia, o passeio se torna ainda mais interessante”, comentou. A caravana foi acompanhada pela chefe da divisão de apoio ao Turismo da Secretaria de Turismo de São José dos Pinhais, Aurora Girardi, e pela guia local Rosana Pissaia. O grupo visitou a adega Bertolan e uma horta com produtos cultivados pelos colonos.