O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Luiz Claudio Romanelli, participa nesta terça-feira (1/7), às 13h30, da abertura do Seminário “Habitação – Fortalecer a Família. Proteger as Crianças”. O evento, promovido pela Federação de Mulheres do Paraná, será realizado no auditório de Ciências Humanas da Reitoria da UFPR. No encontro, que irá reunir cerca de 150 lideranças comunitárias femininas, Romanelli apresentará os programas habitacionais da empresa, que visam atingir principalmente as famílias mais carentes.
A presidente da Federação das Mulheres do Paraná e diretora da Confederação das Mulheres do Brasil, Alzimara Bacellar, afirma que o evento pretende discutir não apenas a questão da habitação em si, mas o que envolve a habitabilidade para as famílias. “Não é somente ter onde morar. É preciso dar às pessoas condições dignas de vida, como postos de saúde, creches e escolas perto de casa, além de garantir segurança”, explica.
A organizadora do evento explica que, ao contrário do que se costuma propagar, Curitiba e Região Metropolitana não são nenhum cartão postal ou modelo de cidade. “O que temos aqui é uma grande concentração de famílias vivendo em situação subumana nas mais de 800 ocupações irregulares. São mais de 136 mil famílias vivendo em favelas, sem condições de saneamento, energia, escolas, saúde e segurança”, diz. “É hora de buscar uma solução para essa questão social é agora que os governos Federal e Estadual estão abertos para isso.”
Alzimara garante que as entidades de mulheres têm tido essa preocupação há bastante tempo, tanto que a CMB foi escolhida para receber a premiação ‘Boa Prática’, durante a Conferência de Istambul em 1996. “A discussão é retomada no momento em que o Paraná e o Brasil abrem as portas para investir no social. O presidente Lula e o governador Requião têm entre suas prioridades a questão da habitação. E nós, como sociedade organizada, queremos dar nossa contribuição e participar dessas mudanças”, frisa.
A coordenadora do seminário destaca a realização da Conferência das Cidades, que irá envolver Estados e municípios na elaboração de sugestões para o estabelecimento de um novo quadro de desenvolvimento sócio-econômico. “Aí também entra a questão habitacional”, diz Alzimara. “Temos que aproveitar essa sintonia com o Governo Federal para contribuir com o processo de transformação”.
O seminário “Habitação – “Fortalecer a Família. Proteger as Crianças” terá também a participação de Márcia Campos, presidente da Confederação de Mulheres do Brasil e da Federação Democrática Internacional de Mulheres; do gerente de Desenvolvimento Urbano da CEF/Pr, Manoel José Warumby; da diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Maria Arlete Rosa; do Coordenador do Programa de Extensão “Engenheiros da Família”, do Departamento de Hidráulica e Saneamento da UFPR; e do coordenador Movimento Curitiba Bem Melhor, Doático Santos.