Seminário difunde ações propostas por servidores estaduais com pós-graduação

Seminário de Políticas Públicas no Paraná nesta quinta-feira (31) e se encerra na sexta-feira (1º), em Curitiba, e é transmitido às universidades estaduais no interior
31/07/2008 - 16:50
Difundir, entre os gestores da administração pública, as pesquisas e propostas elaboradas pelos próprios servidores, e assim permitir que os estudos se transformem em ações práticas. Esse é o objetivo principal do I Seminário de Políticas Públicas no Paraná, que começou nesta quinta-feira (31) e se encerra na sexta-feira (1º). O evento ocorre em Curitiba, no Campus Jardim Botânico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), mas pode ser acompanhado em tempo real no interior – a programação é transmitida ao vivo às universidades estaduais em Cascavel, Guarapuava, Londrina, Maringá e Ponta Grossa. O seminário é promovido pela Escola de Governo (vinculada à Secretaria da Administração e da Previdência), universidades públicas e Celepar. SOBRE A PALESTRA - Entre o público presente na capital e os telespectadores no interior, cerca de 700 servidores estão participando do seminário. A abertura foi marcada por uma palestra do professor Pedro Demo, da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em Sociologia, ele falou sobre políticas educacionais, principalmente àquelas referentes ao ensino superior. Durante sua explanação, o professor elogiou a iniciativa do Governo do Paraná em capacitar os servidores e, mais que isso, em estimular a produção de trabalhos e divulgar seus resultados. Pedro Demo se referiu ao fato de que os servidores que fizeram a pós-graduação oferecida pela Escola de Governo tiveram seus trabalhos de conclusão de curso publicados em livro, o qual está sendo lançado no seminário. MUDANÇA - Na concepção do professor da UnB, o aprendizado e o conhecimento se constróem por meio de pesquisas, de produção acadêmica, e não pelas aulas tradicionais, tampouco pela quantidade delas, como o modelo de educação no país privilegia. Para Pedro Demo, além de investimentos diversos em educação (infra-estrutura, valorização dos docentes, entre outros), substituir as aulas, monótonas, nada interativas, que só fazem reproduzir o conhecimento, por trabalhos de pesquisa deve ser a mudança principal a ser implantada. “A universidade ainda está no século passado”, afirmou. Explorar as ferramentas tecnológicas para a produção e disseminação de trabalhos e pesquisas acadêmicas foi um exemplo citado pelo professor da UnB. “Só se aprende a partir da construção do conhecimento, e não da reprodução do conhecimento, como é hoje. Por que não usarmos os blogs, a ‘wikipédia’, para a divulgação dos trabalhos, para compartilhar?”, mencionou Pedro Demo. Além da palestra com o professor da UnB, a programação do I Seminário de Políticas Públicas no Paraná inclui a apresentação de 46 trabalhos. São os trabalhos de conclusão de curso elaborados por servidores públicos que fizeram pós-graduação oferecida pela Escola de Governo e pelas universidades públicas, cujos resumos foram publicados no livro lançado no evento. SERVIÇO – O material apresentado pelo professor Pedro Demo em sua palestra será colocado no portal da Escola de Governo (www.escoladegoverno.pr.gov.br). Os resumos dos trabalhos de concurso já estão no mesmo portal.