A Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social (Setp) abriu nesta quinta-feira (22) o Seminário sobre Uso da Base de Dados do Cadastro Único de Programas Sociais na Gestão das Políticas Públicas. O encontro, que segue até esta sexta-feira (23) é direcionado aos técnicos estaduais da área social e convidados de alguns municípios do estado.
Durante a abertura do evento, o diretor-geral da secretaria, Fernando Peppes, falou sobre o avanço das discussões para a implantação do Cartão Social, baseado dos dados do Cadastro Único, no Paraná.
“Estamos tento uma aceitação muito boa do Cartão Social. Será uma importante ferramenta que pretende reunir dados de todos os programas sócias, integrá-los e trazer facilidades para os beneficiados pelos programas e seus executores”, explica.
Segundo o coordenador do Cadastro Único do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Fernando Gaiger, é fundamental a divulgação e o acesso dos gestores ao Cadastro Único.
“Os envolvidos em políticas públicas precisam conhecer o cadastro. A partir do acesso aos seus registros, é possível identificar a necessidade de qualquer tipo de política pública, seja na área social, da educação, da qualificação”, destaca Gainer.
De acordo com a coordenadora das Políticas de Assistência Social na Setp, Jucimeri da Silveira, este é um evento de trabalho que tem como objetivo divulgar métodos e ferramentas de utilização da base de dados do Cadastro Único de Programas Sociais e discutir as possibilidades no uso dos dados e informações de Cadastro Único para o planejamento e avaliação das políticas sociais públicas.
“A ideia é mostrar o potencial do Cadastro Único, como utilizá-lo na articulação de políticas e programas sociais e, assim, promover a democratização no acesso aos programas e oferecer mais qualidade nos serviços”, completa.
O encontro teve ainda no primeiro dia a participação da diretora do Centro de Treinamento para o Desenvolvimento do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Thaís Kornin, do coordenador técnico da Celepar, Danillo Bazello, e do representante da Caixa Econômica Federal, Marcos Fernando Carvalho de Almeida.
O evento é realizado em parceria com a Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc), Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Sage), Ipardes e Caixa Econômica Federal.
O Cadastro Único é um instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda a ser obrigatoriamente utilizado para seleção de beneficiários e integração de programas sociais voltados ao atendimento desse público.
Seminário debate uso de cadastro único para Programas Sociais
O encontro é direcionado aos técnicos estaduais da área social e convidados de alguns municípios do estado
Publicação
22/10/2009 - 16:30
22/10/2009 - 16:30
Editoria