O 18º Seminário do Programa de Iniciação Científica do Iapar, o ProICI, realizado nesta semana, avaliou 67 trabalhos em diversas áreas de atuação. Os trabalhos foram apresentados por bolsistas do Iapar, do CNPq e da Fundação Araucária.
“O Iapar trabalha há muitos anos na iniciação científica, trazendo jovens estudantes e, junto com os pesquisadores, incentivando-os ao trabalho científico”, disse o coordenador do Comitê Institucional do ProICI, Laerte Filippsen.
Ele destaca que este é um trabalho em andamento e que, até agora, os resultados são bastante satisfatórios. “Estudantes e os pesquisadores estão de parabéns. Na minha avaliação o objetivo do Iapar foi alcançado”.
Para o presidente do Iapar, José Augusto Teixeira de Freitas Picheth, o treinamento possibilita aos estudantes o contato com metodologias que ajudam na formação acadêmica e no pensamento científico. A diretora de Recursos Humanos do Iapar, Maria Lúcia Crochemore, reforça que o programa é uma modalidade de bolsa que o instituto oferece aos estudantes que têm interesse em seguir a carreira técnico-científica.
ESTUDANTES - Estudante do 3º ano do curso de Agronomia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Lígia Cristina Silva atua na área de Agrometeorologia do Iapar.
Segundo ela, esta foi a primeira vez que apresentou um trabalho no Seminário e não esconde a ansiedade em estar diante de tantas pessoas. “Não tem como não ficar nervosa. São muitos pesquisadores avaliando, nossos orientadores, alguns amigos da área. Mas acho que correu tudo bem”, disse.
Também devido ao desafio, ela acredita que a possibilidade de expor a pesquisa junto ao público é uma oportunidade para a sua carreira acadêmica.
“O trabalho trata da deficiência hídrica do amendoim. Considerando os veranicos no norte do Paraná é importante saber qual cultivar e em qual época são mais tolerantes a essa deficiência hídrica”, afirma a bolsista.
O Programa de Iniciação Científica do Iapar, em parceria com o CNPq desde 1992 e, a partir de 2006, com a Fundação Araucária, oferece ao estudante universitário a possibilidade de atuar em projetos de pesquisa sob a supervisão dos pesquisadores do Instituto, com o objetivo de estimular e auxiliar a carreira, o pensamento e o conhecimento técnico-científico.
“O Iapar trabalha há muitos anos na iniciação científica, trazendo jovens estudantes e, junto com os pesquisadores, incentivando-os ao trabalho científico”, disse o coordenador do Comitê Institucional do ProICI, Laerte Filippsen.
Ele destaca que este é um trabalho em andamento e que, até agora, os resultados são bastante satisfatórios. “Estudantes e os pesquisadores estão de parabéns. Na minha avaliação o objetivo do Iapar foi alcançado”.
Para o presidente do Iapar, José Augusto Teixeira de Freitas Picheth, o treinamento possibilita aos estudantes o contato com metodologias que ajudam na formação acadêmica e no pensamento científico. A diretora de Recursos Humanos do Iapar, Maria Lúcia Crochemore, reforça que o programa é uma modalidade de bolsa que o instituto oferece aos estudantes que têm interesse em seguir a carreira técnico-científica.
ESTUDANTES - Estudante do 3º ano do curso de Agronomia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Lígia Cristina Silva atua na área de Agrometeorologia do Iapar.
Segundo ela, esta foi a primeira vez que apresentou um trabalho no Seminário e não esconde a ansiedade em estar diante de tantas pessoas. “Não tem como não ficar nervosa. São muitos pesquisadores avaliando, nossos orientadores, alguns amigos da área. Mas acho que correu tudo bem”, disse.
Também devido ao desafio, ela acredita que a possibilidade de expor a pesquisa junto ao público é uma oportunidade para a sua carreira acadêmica.
“O trabalho trata da deficiência hídrica do amendoim. Considerando os veranicos no norte do Paraná é importante saber qual cultivar e em qual época são mais tolerantes a essa deficiência hídrica”, afirma a bolsista.
O Programa de Iniciação Científica do Iapar, em parceria com o CNPq desde 1992 e, a partir de 2006, com a Fundação Araucária, oferece ao estudante universitário a possibilidade de atuar em projetos de pesquisa sob a supervisão dos pesquisadores do Instituto, com o objetivo de estimular e auxiliar a carreira, o pensamento e o conhecimento técnico-científico.