O Paraná tem 2,5 mil indústrias do setor mineral, o que equivale a 8% de todas as indústrias do Estado. Juntas, elas respondem por 5% do PIB industrial paranaense. Em todo o Brasil, o setor movimentou R$ 46 bilhões em 2007. É uma indústria extrativa que, ao mesmo tempo, é termômetro de desenvolvimento, já que todo tipo de obra estrutural e infra-estrutural necessita de produtos minerais. O grande desafio do setor é como crescer de forma sustentável. Ou seja, conseguir suprir os desafios do desenvolvimento preservando o meio ambiente e gastando menos energia.
Esta será a temática do Seminário da Indústria Mineral Sustentável, evento que será aberto na noite desta quinta-feira (23) e que prossegue até sexta-feira (24). A promoção é da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), através do Conselho Setorial da Indústria Mineral, e tem apoio da Mineropar, empresa do governo do Paraná.
A palestra de abertura será nesta quinta-feira, às 19h30, com o diretor de assuntos ambientais do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Rinaldo César Mancin, e o tema será “É possível a mineração ser uma atividade sustentável?”. Em seguida, serão conhecidos os vencedores do concurso de monografias “A Indústria Mineral e a Sociedade”, que reuniu trabalhos de estudantes de graduação e pós-graduação de todo o Estado.
No dia seguinte (24) a abertura dos trabalhos acontece às 8h30. O primeiro painel do dia, sobre “Saúde e segurança ocupacional no setor mineral”, será apresentado às 8h45 pelo consultor do Sesi Roberto Sgrott da Silva, com participações de Evelyn Joice Albizu, representante da Fundacentro, e Marcelino Yamauti, da Votorantim Cimentos, que mostrarão cases sobre segurança do trabalho em suas empresas.
Após intervalo, às 10h30, acontece o segundo painel do dia, apresentado pelo diretor-presidente da Mineropar, Eduardo Salamuni. O tema “Meio ambiente no setor mineral” será discutido pela diretora de desenvolvimento sustentável na mineração do Ministério de Minas e Energia, Maria José Gazzi Salum; pela representante da Excoletto Comércio de Areia, Ana Emanoeli Miqueletto – que abordará o tema sob a perspectiva da extração de areia –; pela representante da Ecosistema Consultoria Ambiental, Gisele Sessegolo, que falará sobre recuperação de áreas degradadas em mineração; e pelo proprietário da GMT Geologia, Geraldo Majella Teixeira, que fará uma apresentação sobre mudanças na legislação ambiental.
À tarde, às 14 horas, será apresentado o painel “Associativismo e cooperação”, reunindo Fábio Pini, representante do Arranjo Produtivo Local de Cal e Calcário do Paraná e associações do setor; Sérgio Pagnan, do Sindicato da Indústria de Cerâmica Vermelha do Morro da Fumaça (SC); Lairton Simonatto e Orestes Hotz, do Sindicato das Indústrias de Cerâmicas e Olarias de Nova Santa Rosa; e representante da Cooperativa de Pedras Ametista do Sudoeste do Paraná.
Às 16 horas, haverá uma apresentação dos fornecedores e expositores do Seminário, que estarão exibindo as mais recentes novidades tecnológicas da área, reunindo Ricardo Dutra, do Núcleo de Tecnologia Mineral do Senai, e Adilson Carlos Costa, do Núcleo de Tecnologia Cerâmica do Senai. O encerramento oficial do evento acontece às 17h30.
Inscrições e a programação completa do evento no site www.fiepr.org.br/fiepr/conselhos.
Seminário da indústria mineral discute sustentabilidade
Grande desafio do setor é atender as demandas do desenvolvimento sem comprometer o meio ambiente;evento começa nesta quinta-feira, no Cietep, e prossegue até sexta-feira
Publicação
23/10/2008 - 16:38
23/10/2008 - 16:38
Editoria