Semeando a Cidadania qualifica 20 jovens em Foz do Iguaçu

As 72 horas do curso foram realizadas no Parque Tecnológico da Itaipu Binacional
Publicação
14/12/2010 - 18:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O programa Semeando a Cidadania, de qualificação profissional, terá a primeira turma de formandos em Foz do Iguaçu. São 20 jovens, de 16 a 29 anos, que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica e educacional. Eles estão participando de uma preparação básica profissionalizante, para conquistarem mais chances de entrar no mercado formal de trabalho ou de atuarem como empreendedores.
A formatura acontece na sexta-feira (17) e, segundo depoimentos dos professores, os resultados já foram percebidos logo no início do curso. Eles afirmam que, além do aprendizado profissional, estão mostrando uma mudança de valores, na busca de um futuro mais promissor. A psicóloga Soraia Cristina de Souza, uma das participantes do projeto, relata que os jovens já estão com projetos de vida. “Um dos alunos trabalha com consertos de eletrodomésticos, mudanças e outros pequenos serviços em sua casa. Durante o curso, ele manifestou a possibilidade de abrir o seu próprio negócio”, disse.
Este é um projeto piloto do programa, coordenado pela Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego e Promoção Social. Foz do Iguaçu foi a cidade escolhida devido ao alto índice de violência entre jovens e ao número dos que estão na informalidade. “Por ser um município de tríplice fronteira, a situação se complica. Queremos mostrar a estes adolescentes o quanto Foz do Iguaçu é uma cidade atrativa e quantas oportunidades eles podem encontrar. Nosso objetivo é ampliar-lhes a visão, criando novas perspectivas, numa inserção social positiva”, afirma o secretário Tércio Albuquerque.
Os jovens foram selecionados através do Sistema Público de Emprego (Agências do Trabalhador), de acordo com o perfil encontrado nos cadastros. O tempo sem emprego com carteira assinada, a falta de qualificação e várias tentativas em entrevistas foram alguns dos itens levados em consideração. A metodologia aplicada é com base na Cidade Junior, já utilizada com eficácia em ações da UTFPR. O método estimula a busca de conhecimentos por meio de diálogo participativo, visando o exercício da cidadania e a preparação para o mundo do trabalho com sustentabilidade.
As aulas começaram no dia 06 de dezembro e vão até a sexta-feira (17), quando acontece a formatura. São 72 horas de treinamentos específicos, realizados no parque tecnológico da Itaipu Binacional. “O local favoreceu ainda mais na formação profissional e pessoal destes jovens. Ao entrarem na maior usina hidrelétrica do mundo, já percebem uma outra realidade. Lá, muitos outros jovens também participam de cursos, então forma-se um ambiente de motivação”, ressalta a professora Rosana Franco, idealizadora do projeto.
REALIZAÇÃO - A ação é desenvolvida por um grupo de trabalho instituído pelo Governo do Estado. O grupo é formado pela coordenadora Rosana Franco (SEED), além de Angela Carstens (SETP), Regina Ribas (SETI) e Romi Schneider (SEJU). O programa tem como parceiros a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a Itaipu Binacional, a Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-PR), a Prefeitura de Foz do Iguaçu e o Sindicato das Empresas de Recuperação de Veículos de Foz do Iguaçu (Sindirepa).
O secretário Tércio Albuquerque defende a continuidade deste programa, assim como a disseminação para todo o Estado. “Plantamos a semente e esperamos ver muitos frutos nos próximos anos”.
Serviço: Formatura dos 20 jovens do Programa Semeando a Cidadania
Dia: 17/12 sexta-feira
Horário: 18:30h
Local: Auditório do SEST/SENAT
Rua Rufino Vilhota, 156. Parque Presidente II. Unidade B 86

GALERIA DE IMAGENS