Mais de mais de 90 mil profissionais da Educação retomaram as atividades pedagógicas nesta quarta-feira (11) nas 2.136 escolas públicas da rede estadual. Até sexta-feira (13), professores, diretores, pedagogos e funcionários participam dos trabalhos da Semana Pedagógica e discutem o Projeto Político Pedagógico (PPP) de cada escola.
Segundo a secretária de Educação, Yvelise Arco-Verde, essa prática visa o planejamento das ações da escola e a tomada de decisões por parte da comunidade escolar, seguindo os princípios da gestão democrática. Em mensagem aos educadores, Yvelise lembrou que o Paraná tem se destacado nacionalmente na educação e que os resultados obtidos pelo estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) apontam para o acerto das políticas pedagógicas desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Educação (SEED) nos últimos anos.
“Os índices mostram para a sociedade todo nosso esforço e compromisso com o povo do Paraná. Estamos de parabéns todos nós, professores, alunos, comunidade escolar e gestores, ainda que saibamos que nosso compromisso é ir muito além do que conquistamos”, disse.
“A semana pedagógica oferece e legitima um tempo da escola para que ela tenha a oportunidade de fazer um diagnóstico da sua prática pedagógica, fundamentá-la e fazer o planejamento de ações”, definiu Elisane Fank, coordenadora de Gestão Escolar da Superintendência da Educação.
Segundo ela, o PPP é um documento no qual estão todos os indicativos que facilitam e organizam todas as atividades dentro da escola. Ele orienta o trabalho da escola por encaminhar ações para o futuro com base na sua realidade atual e sua história. “O projeto é a expressão da identidade de cada escola, da sua própria cultura escolar e é resultado de uma contribuição coletiva”, destacou.
O PPP também determina o planejamento a curto, médio e longo prazo, intervindo diretamente na prática pedagógica diária. As ações refletidas no projeto incluem desde os conteúdos, avaliação e funções até as relações que se estabelecem na escola e com a comunidade. É um documento público, fruto de uma discussão coletiva da comunidade escolar.
AVANÇO – Jailson da Silva Neco, professor do Colégio Estadual Lysimaco Ferreira da Costa, afirmou que a discussão que esta sendo realizada em torno do PPP é um avanço para o setor da educação. “O projeto permite que a escola lance desafios dentro da sua própria realidade e busca a sua realização, neste sentido ele é extremamente proveitoso”. Para ele, a imposição de um projeto único para todo o Estado seria engessar a autonomia das escolas porque elas possuem realidade diferentes.
Já a funcionária Neusa Rufino de Oliveira também vê de maneira positiva a participação de todos na discussão do projeto. “É preciso que existam espaços para discutir, porque todos têm a sua voz e sua importância, é um direito e um dever do funcionário participar deste processo”. Ela lembrou que na escola já existe uma abertura muito grande para que todos os assuntos sejam discutidos. “Isto permite uma interação, cada um tem uma função, mas todos têm um objetivo, é um conjunto que permite a formação de um aluno cidadão”, comentou.
Os Núcleos Regionais de Educação são responsáveis pelo acompanhamento e suporte dos trabalhos da semana pedagógica. O Projeto Político Pedagógico finalizado de cada escola deve ser tornado público no final de outubro e estará disponível nas páginas das escolas na internet. Os documentos que orientam os trabalhos dos profissionais da educação podem ser acessados no sítio www.diaadia.pr.gov.br/cge .
Segundo a secretária de Educação, Yvelise Arco-Verde, essa prática visa o planejamento das ações da escola e a tomada de decisões por parte da comunidade escolar, seguindo os princípios da gestão democrática. Em mensagem aos educadores, Yvelise lembrou que o Paraná tem se destacado nacionalmente na educação e que os resultados obtidos pelo estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) apontam para o acerto das políticas pedagógicas desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Educação (SEED) nos últimos anos.
“Os índices mostram para a sociedade todo nosso esforço e compromisso com o povo do Paraná. Estamos de parabéns todos nós, professores, alunos, comunidade escolar e gestores, ainda que saibamos que nosso compromisso é ir muito além do que conquistamos”, disse.
“A semana pedagógica oferece e legitima um tempo da escola para que ela tenha a oportunidade de fazer um diagnóstico da sua prática pedagógica, fundamentá-la e fazer o planejamento de ações”, definiu Elisane Fank, coordenadora de Gestão Escolar da Superintendência da Educação.
Segundo ela, o PPP é um documento no qual estão todos os indicativos que facilitam e organizam todas as atividades dentro da escola. Ele orienta o trabalho da escola por encaminhar ações para o futuro com base na sua realidade atual e sua história. “O projeto é a expressão da identidade de cada escola, da sua própria cultura escolar e é resultado de uma contribuição coletiva”, destacou.
O PPP também determina o planejamento a curto, médio e longo prazo, intervindo diretamente na prática pedagógica diária. As ações refletidas no projeto incluem desde os conteúdos, avaliação e funções até as relações que se estabelecem na escola e com a comunidade. É um documento público, fruto de uma discussão coletiva da comunidade escolar.
AVANÇO – Jailson da Silva Neco, professor do Colégio Estadual Lysimaco Ferreira da Costa, afirmou que a discussão que esta sendo realizada em torno do PPP é um avanço para o setor da educação. “O projeto permite que a escola lance desafios dentro da sua própria realidade e busca a sua realização, neste sentido ele é extremamente proveitoso”. Para ele, a imposição de um projeto único para todo o Estado seria engessar a autonomia das escolas porque elas possuem realidade diferentes.
Já a funcionária Neusa Rufino de Oliveira também vê de maneira positiva a participação de todos na discussão do projeto. “É preciso que existam espaços para discutir, porque todos têm a sua voz e sua importância, é um direito e um dever do funcionário participar deste processo”. Ela lembrou que na escola já existe uma abertura muito grande para que todos os assuntos sejam discutidos. “Isto permite uma interação, cada um tem uma função, mas todos têm um objetivo, é um conjunto que permite a formação de um aluno cidadão”, comentou.
Os Núcleos Regionais de Educação são responsáveis pelo acompanhamento e suporte dos trabalhos da semana pedagógica. O Projeto Político Pedagógico finalizado de cada escola deve ser tornado público no final de outubro e estará disponível nas páginas das escolas na internet. Os documentos que orientam os trabalhos dos profissionais da educação podem ser acessados no sítio www.diaadia.pr.gov.br/cge .