Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, lembrado neste sábado (5), a Copel estará promovendo de segunda a quarta-feira um ciclo de palestras com temas relacionados à preservação do ecossistema e responsabilidade ambiental. Haverá uma palestra por dia, com uma hora de duração e início às 10h30, no auditório do Pólo Administrativo da Companhia (BR 277, Km 3, bairro Mossunguê).
Paralelamente, uma exposição abordará alguns dos programas ambientais desenvolvidos na Copel por sua área de Geração, com ênfase aos de preservação de matas ciliares nos reservatórios, produção e formação de mudas em hortos, e gestão de resíduos poluentes nas usinas operadas pela Companhia.
Na segunda-feira, o biólogo Luiz Augusto Marques Ludwig, da Superintendência de Meio Ambiente da estatal, fala sobre “Gestão de Resíduos nas Usinas da Copel”, um plano de diagnóstico e ações para controlar e dar destinação adequada a materiais tóxicos usados na manutenção das usinas da empresa (graxas, solventes, óleos e outros).
Na terça-feira, o professor Carlos Sanqueta, da Universidade Federal do Paraná, aborda a importância da preservação das matas ciliares, um mecanismo natural de defesa dos rios e lagos contra o assoreamento e a deterioração da água causada pela infiltração de agentes poluentes.
Por fim, na quarta-feira fala o professor Paulo Ernani Jorge Duarte, da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária: o tema proposto, “A Viagem das Sementes”, vai retratar o ciclo de vida das plantas e as maneiras bastante peculiares que a natureza encontrou para fazer com que diferentes espécies se disseminem e se perpetuem no ecossistema.