Semana da Pátria começa com chegada do Fogo Simbólico ao Palácio das Araucárias

A tocha foi conduzida pelo coronel Nilson Luiz Cordeiro Salata, e o campeão brasileiro de triatlon Eduardo Antonio Lass acendeu a pira
Publicação
01/09/2010 - 14:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O governador Orlando Pessuti abriu, nesta quarta-feira (01), as comemorações da Semana da Pátria, com a chegada do Fogo Simbólico ao pátio do Palácio das Araucárias. A tocha, conduzida pelo atleta maratonista coronel Nilson Luiz Cordeiro Salata, do Estado-Maior do Comando da Polícia Militar do Paraná, e escoltada por atletas da PM paranaense, da Polícia do Exército e da Aeronáutica. O campeão brasileiro de triatlon – categoria Júnior – Eduardo Antonio Lass recebeu a tocha e acendeu a pira, que fica em vigília até a próxima terça-feira (7).
A cerimônia do Fogo Simbólico é tradicionalmente coordenada pela Liga da Defesa Nacional, entidade fundada por Olavo Bilac, em 1916, e, no Paraná, é presidida pelo coronel do Exército, Ivanio Dutra. “Temos que exercitar o sentimento cívico e reaviar dentro de nós o sentimento pátrio”, disse o coronel.
Pessuti salientou a importância de comemorar, com o Exército, Aeronáutica, escolares, membros do governo e da sociedade civil organizada, o momento cívico de independência. “Todos temos o dever e a obrigação de construir a independência a cada dia e a cada instante, de forma cívica, e assim nos orgulharmos daquilo que construímos em favor da nossa comunidade, nosso Estado e nosso país”, disse.
HINOS – Participaram da cerimônia, o general de divisão Adhemar da Costa Machado Filho, comandante da 5.ª RM e 5.ª DE, o coronel-aviador Leônidas de Araújo Medeiros Júnior, coordenador do Cindacta II, a primeira-dama Regina Fischer Pessuti, o secretário-chefe da Casa Civil, Ney Caldas, o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Antonio Aurélio Chaves da Conceição, o secretário da Justiça, José Moacir Favetti, alunos dos colégios estaduais do Paraná e Professor Brandão, do Colégio da Polícia Militar e do Colégio Militar do Paraná.
A Banda da Polícia Militar executou e o Coral do Colégio da Polícia Militar do Paraná cantou os hinos Nacional, da Independência e do Paraná. Além disso, um grupamento de alunos do Colégio da PM destacou as bandeiras históricas do Brasil. Dentre elas, a Bandeira da Ordem Militar de Cristo, que chegou ao Brasil junto com as caravelas de Pedro Álvares Cabral, e a provisória Bandeira dos Estados Unidos do Brasil, válida de 15 a 19 de novembro de 1889 e que acompanhou a família real brasileira ao exílio.

GALERIA DE IMAGENS