O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) começa na terça-feira (18), em todo o Estado, as atividades da Semana Nacional de Trânsito, que este ano tem como tema “O Jovem e o Trânsito”. A abertura oficial do evento acontecerá, durante a Escola de Governo, no auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. “Durante esta semana pretendemos alertar as pessoas, principalmente os jovens, sobre os perigos e riscos que o desrespeito às leis e regras do trânsito podem ocasionar”, diz o diretor geral do Detran/PR, coronel David Antônio Pancotti.
A preocupação especial com os jovens é justificada ao se analisar os dados sobre vítimas de acidentes de trânsito. Em 2006, no Paraná, morreram em locais de acidentes 68 jovens na faixa etária de 10 a 17 anos. Já entre 18 a 29 anos, o número de mortos chegou a 388 durante o ano passado.
Durante a Semana Nacional de Trânsito serão realizadas palestras e exposições, blitze educativas e intervenções nos semáforos das cidades do interior do estado e também da capital. “A Semana Nacional de Trânsito, que é um evento coordenado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), tem como objetivo promover campanhas educativas voltadas à mobilização de toda a sociedade, para que esta seja protagonista de ações preventivas de segurança e de cidadania no trânsito. O Detran e outras entidades de trânsito do Paraná são parceiras na realização do evento”, explica Maria Helena Gusso Mattos, coordenadora da divisão de Educação para o Trânsito do Detran/PR e integrante da equipe que promove a Semana Nacional de Trânsito no estado.
Para saber quais eventos serão realizados em cada cidade, basta procurar a Ciretran do município, que pode repassar a programação da Semana Nacional de Trânsito na região.