Semana Estadual de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas debate políticas públicas

As políticas públicas de prevenção de drogas devem ser debatidas pela sociedade e representantes do poder público
Publicação
21/06/2010 - 18:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Na abertura da Semana Estadual de Prevenção ao uso Indevido de Drogas – Previda, foi discutida a criação de políticas públicas antidrogas por meio da ação conjunta entre o poder público e a sociedade. “Ações preventivas devem ser adotadas para se evitar que o tráfico e a dependência química tomem proporções cada vez maiores. Creio que devemos ter um direcionamento do Governo Federal para normatizar as políticas de prevenção de drogas, na maioria das vezes, diretamente ligadas à criminalidade”, analisou o secretário da Justiça e da Cidadania, desembargador Jair Ramos Braga. O tema deste ano é “A gente conversa, a gente se ajuda”.
A coordenadora estadual antidrogas, Sonia Felde Maia, destacou que o Previda busca sensibilizar toda a sociedade a fim de se articular para o debate sobre as drogas. “As secretarias da Justiça e da Cidadania, mantém parcerias com as da Educação e da Saúde, prefeituras, comunidades terapêuticas, entidades de mútua ajuda, igrejas, que, desenvolvem atividades de orientação sobre questões das drogas, direcionamento a tratamentos de dependência química, enfim, na criação de uma rede de proteção, principalmente a dos nossos jovens”, detalhou.
O programa 181- Narcodenúncia, desenvolvido pelo Governo do Estado para que sociedade participe ativamente e com a garantia do anonimato, foi lembrado pela chefe de gabinete, Mara Catarina Mesquita Lopes Leite. “Um projeto que visa coibir o tráfico, de forma eficaz, por meio da denúncia anônima, o mapeamento das regiões e do compromisso de promover maior segurança aos cidadãos paranaenses, cujo modelo foi adotados por outros estados”, acrescentou Mara. Mais sobre o 181 pode ser acessado no site www.181.pr.gov.br .
PALESTRA – Com os pilares de atenção, prevenção e reinserção, o promotor de Justiça Fabio André Guarani, fez sua palestra analisando a penalização das drogas, sociedade de consumo e globalização. “Essa pressão do cotidiano de ser feliz é consumir bem, gera a sensação de fracasso contínuo, e a drogas podem então assumir esse papel ilusório da se estar inserido socialmente, com faz o álcool”, argumentou Guarani a respeito da sociedade consumista.
O prêmio “Mérito Pela Valorização da Vida” 2010, concedido pela Secretaria Nacional Antidrogas, a pessoas e entidades de destaque nas ações de prevenção às drogas, foi entregue a professora de Psiquiatria da Universidade Estadual de Londrina, Sandra Oderbrecht Vargas Nunes, que capacitou professores da rede pública, produziu vídeos e projetos sobre o tema. O economista e radialista José Augusto Soavinski também recebeu o prêmio pelos seu trabalhos na Pastoral da Sobriedade, na União Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança, entre outros serviços comunitários. E, a Casa de Recuperação Nova Vida, representada pelo seu diretor, Adilson Amaro Alves foi premiada, por seus trabalhos no tratamento aos dependentes químicos.
Também participaram do evento o secretário municipal Antidrogas, Nazir Abadalla Chain, que em conjunto com a Coordenadoria Estadual Antidrogas, da Secretaria da Justiça, desenvolverão uma série de atividades nesta semana. A programação do Previda está disponível no site www.antidrogas.pr.gov.br .

GALERIA DE IMAGENS