O Centro Administrativo Santa Cândida (conhecido pela população como “Secretarias”) acaba de hospedar o Museu da Imagem e do Som (MIS) do Paraná. Mais de 1 milhão de negativos de fotos, cerca de 300 mil fitas de vídeo e pelo menos 32 mil discos fazem parte do acervo, que já pode ser acessado para pesquisa pelo público em geral.
Com 35 anos de existência, o MIS funcionou até março deste ano no antigo Palácio do Governo (na Rua Barão do Rio Branco, Centro de Curitiba). Segundo a diretora do museu, Maria Amélia Junginger, a edificação, carecendo de reformas, não tinha mais condições de abrigar o MIS.
De acordo com a Coordenadoria do Patrimônio Estadual (CPE) da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (SEAP), o antigo palácio e o terreno ao redor, que eram de propriedade da União, foram transferidos no fim de 2002 para o Estado do Paraná. O prédio histórico deverá ser restaurado pelo governo estadual, para, num futuro próximo, ser novamente sede do MIS.
Local apropriado - O novo espaço ocupado pelo museu tem 1,2 mil metros quadrados e estava sendo utilizado pela Secretaria de Estado da Educação (SEED). De acordo com Maria Amélia, o local é apropriado para guardar o acervo do MIS: tem iluminação e temperatura adequadas para preservar fotos, papéis e discos de vinil.
A maior parte dos objetos ainda está em caixas – cinco funcionários do MIS trabalham na montagem do museu na nova casa. Apesar disso, o MIS não parou de atender à população. “Embora ainda com muita coisa encaixotada, está tudo organizado, sabemos onde está qualquer objeto. Então, se alguém vem à procura de material para pesquisa, temos como encontrar e permitir que a pessoa tenha acesso”, afirma Maria Amélia.
Ainda conforme a diretora, o museu conta, “por meio de imagens e sons”, a história do Paraná a partir dos anos 40. O MIS tem, por exemplo, reportagens de telejornais do Canal 4, veiculadas entre 1974 e 1980. Guarda ainda objetos pessoais, fotos e documentos da cantora paranaense Stelinha Egg.
Outra atração é uma coleção de fotos do Palácio Iguaçu, com 320 mil negativos de imagens registradas entre 1943 e 1994. Entre os objetos expostos, os destaques são aparelhos de televisão e de som (gramofones, radiolas) fabricados a partir da década de 40.
Serviço: o endereço do MIS é Rua Máximo João Kopp, 274, bloco 4 do Centro Administrativo Santa Cândida. Fica aberto das 9 às 17 horas. Contatos pelo telefone (41) 351-6682 ou pelo e-mail mis@pr.gov.br.
Sede de Secretarias recebe o Museu da Imagem e do Som
Sede anterior do MIS, no antigo Palácio do Governo, deverá ser restaurada, informa a Secretaria da Administração
Publicação
01/05/2004 - 00:00
01/05/2004 - 00:00
Editoria