Das oito sedes onde estão sendo disputadas a fase regional dos 21.º Jogos da Juventude do Paraná - Jojup’s, de 22 a 30 de junho, a de Medianeira, no oeste do Estado, é a que classificará o maior número de equipes nas modalidades coletivas para a fase final, de 14 a 22 de setembro, em Paranavaí. Além dos nove primeiros times colocados por modalidade e sexo, vão para a final mais 17 classificados em segundo e terceiro lugares. Já a sede Assaí é a que classifica o menor número de equipes, apenas uma além das nove primeiras colocadas.
O maior número de classificados em Medianeira se deve ao maior percentual de equipes inscritas nas cinco modalidades coletivas na fase, no basquete, futsal, handebol e vôlei, no masculino e feminino, e no futebol (só masculino). São 114 equipes representando 32 municípios, com um total de 1.792 atletas inscritos. Corbélia, Assis Chateaubriand e Marechal Cândido Rondon são os municípios com delegações com mais de 100 atletas.
Vale lembrar que a fase regional está sendo disputada apenas pelas equipes das modalidades coletivas da Divisão B. As da Divisão A estão classificadas diretamente para a final, quando entram também os atletas das modalidades individuais. No caso da sede em Medianeira, por exemplo, cidades como Cascavel, Foz do Iguaçu e Toledo, com maior potencial esportivo, têm menos participação na fase regional por terem mais equipes na Divisão A.
Da fase regional, portanto, em cada sede classificam-se para a final nas cinco modalidades coletivas os nove primeiros lugares do masculino e feminino (o futebol é só no masculino), e mais cinco segundos lugares e três terceiros, dependendo do número de inscrições por modalidade. Da Divisão B também estão na final as equipes de Paranavaí, classificadas automaticamente por ser sede. Na final, ainda, das 10 equipes da Divisão A em cada modalidade coletiva, três serão rebaixadas para a Divisão B e três sobem para a A.
Recorde – Da fase regional dos 21.º Jojup’s, nas oito sedes, apenas nas cinco modalidades coletivas (basquete, futebol, futsal, handebol e vôlei), estão participando perto de 10 mil atletas, na maior edição de todos os tempos, representando 226 municípios, um número em média 40% maior que no ano passado.
Algumas mudanças no regulamento contribuíram para esse aumento, como a possibilidade de inscrição de atletas convidados de outros municípios já na fase regional, mas a grande contribuição mesmo foi a decisão de o Governo do Estado pagar toda a despesa com a alimentação das delegações. Parte deste custo (50%) já era patrocinado desde o início do mandado de Roberto Requião, em 2003.
“Tínhamos o compromisso de oferecer mais essa vantagem aos municípios. A mesma decisão foi tomada em relação aos Jogos Abertos do Paraná. Nas duas competições estamos investindo R$ 2,3 milhões só com a alimentação. Também estamos repassando mais R$ 150 mil aos municípios-sedes, para cobrirem outras despesas relativas à organização dos Jogos. O reflexo dessas medidas está sendo a ajuda no orçamento dos municípios para participação nos Jogos”, contabiliza Ricardo Gomyde, presidente da Paraná Esporte.
Fase regional (Divisão B)
Modalidades coletivas
Sedes Classificadas para a final
Assaí 10 equipes
Colorado 18 equipes
Irati 16 equipes
Mangueirinha 19 equipes
Manoel Ribas 17 equipes
Medianeira 26 equipes
Umuarama 11 equipes
União da Vitória 18 equipes
Total 135 equipes
Paranavaí (sede final) 9 equipes
Total geral 144 equipes