A Secretaria de Estado do Turismo e o Sebrae Paraná reúnem mais de 80 secretários municipais, empresários e gestores nesta segunda (3) e terça-feira (4), no auditório do Sebrae-Paraná em Curitiba, para participarem da oficina de planejamento estratégico do Programa de Regionalização do Turismo. Nos dois dias serão debatidas as ações do programa para aumentar e qualificar a oferta de roteiros e produtos nas nove regiões turísticas do Paraná, que são Litoral, Curitiba e Região Metropolitana, Campos Gerais, Oeste e Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Norte, Noroeste, Sul, Centro-Sul e Sudoeste.
“O Paraná trabalhava o turismo de forma bipolarizada Leste-Oeste, promovendo basicamente Curitiba e Foz do Iguaçu. Com o programa de regionalização, o Estado passou a ser trabalhado de forma integrada, através das suas nove regiões turísticas”, diz o secretário de Estado do Turismo, Celso de Souza Caron, que participou da abertura da oficina.
Além do incentivo à regionalização, Caron diz que o desafio da Secretaria é fazer com que os paranaenses conheçam seu Estado: “Precisamos despertar essa vontade dos paranaenses viajarem mais pelo Estado e para isso pensamos em uma campanha estadual, apresentando os roteiros disponíveis”.
O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Allan Marcelo Costa, disse que a participação de empresários nas ações de regionalização tem crescido. “É extremamente positivo que os empresários assumam a liderança do processo”, destacou. Ele disse também que a atividade turística tem crescido em todo o Paraná. “É uma atitude pró-ativa, os empresários têm suplantado os desafios e gerado renda para os municípios”.
Allan Costa comentou que, com o crescimento do turismo interno, os municípios paranaenses terão condições de gerar mais renda e reduzir a sazonalidade. “Acredito que poderíamos construir um futuro ainda melhor se conseguíssemos fazer com que o paranaense conhecesse seu Estado”.