Secretários discutem cooperação internacional em Ciência e Tecnologia

Eles trataram de assuntos como o Projeto de Lei da Inovação do Paraná, ações de Ciência e da Tecnologia em parceria com países do Mercosul e da Europa
Publicação
18/05/2010 - 17:50
Os secretários da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nildo José Lübke, e do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) no Paraná, Santiago Martin Gallo, reuniram-se nesta segunda-feira (17) para tratar de acordos de cooperação internacional.
Eles trataram de assuntos como o Projeto de Lei da Inovação do Paraná, ações de Ciência e da Tecnologia em parceria com países do Mercosul e da Europa, implementação de acordo com as regiões de Emília-Romagna (Itália), Coimbra (Portugal) e Barcelona (Espanha) para possíveis cooperações científicas, intercâmbio de professores, pesquisas científicas e de inovação.
“O intercâmbio de informações, a troca de ideias e experiências são muito importantes para a área de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Por isso, o Governo do Paraná se empenha em viabilizar ações nesse sentido”, disse Lübke.
Gallo convidou Lübke a participar da posse do presidente do Conselho de Educação da Zona de Integración del Centro Oeste de América del Sur (Zicosur) e da 1.ª Reunião de Reitores Paraguai/Paraná, marcada para os dias 19 a 22 de maio, em Assunção.
Lübke pediu para que seja apresentado no próximo dia 31 plano de trabalho com ações de Ciência e Tecnologia em parceria com Argentina, Paraguai, Emília-Romagna, Coimbra, Quebéc (Canadá) e Rhône-Alpes (França).
Gallo disse que o encontro foi positivo. “O secretário conhece profundamente a importância da internacionalização e do papel da Ciência, da Tecnologia e da Inovação para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. O Codesul auxilia na elaboração e estruturação de cooperações internacionais, que tem o objetivo de melhorar a competitividade e a inovação dos setores estratégicos da economia paranaense”, explicou.