O secretário da Ciência e Tecnologia, Aldair Tarcísio Rizzi, recebeu nesta sexta-feira (7), a visita do secretário nacional da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Urbano, Walter Bianchini. Os dois secretários discutiram sobre a integração de políticas voltadas para a agricultura familiar.
Segundo o secretário Aldair Rizzi, a idéia é usar as tecnologias para a inclusão social e para o desenvolvimento regional. “Existe uma afinidade entre os programas do governo Requião e do governo federal na área da agroindústria, que podem incentivar o uso de tecnologias mais elaboradas”, afirmou.
Já o secretário Walter Bianchini está pensando em desenvolver um programa de agregação de valores para a agricultura familiar no Brasil. Segundo ele, o Paraná tem uma experiência acumulada e pode contribuir para o desenvolvimento de um programa nesta área no plano nacional. O programa vai envolver a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Paraná e o Ministério de Desenvolvimento Urbano, e também desenvolver um leque de parcerias com outras instituições do Estado do Paraná.
Segundo o que foi acertado entre os dois secretários, serão escolhidos alguns produtos em que há tecnologia disponível para integrá-los em projetos-piloto de outras instituições de pesquisa e universidades e serão criados grupos de trabalho nas universidades para estudar espaços nas cadeias produtivas em determinadas regiões que exigem o desenvolvimento de novas tecnologias. Os recursos para essa finalidade serão negociados com o governo federal.