As políticas públicas voltadas para a terceira idade, implementadas pelo governador Roberto Requião, foram lembradas pelos membros do Conselho Estadual de Direitos do Idoso (CEDI – PR) nesta terça-feira (31). Na solenidade de posse da nova diretoria da entidade, foram homenageados os secretários do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia; da Saúde, Gilberto Martin; e da Educação, Yvelise Arco-Verde. Também receberam destaque os trabalhos realizados pelo ex-secretário Maurício Requião, pelo presidente da Ação Social do Paraná, Padre José Aparecido, e pela promotora Rosana Beraldi Beveranço, coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias do Idoso.
O CEDI não possui fins lucrativos e nem vínculo político ou religioso. A missão do Conselho é criar condições para a autonomia, integração e participação efetiva dos maiores de 60 anos na sociedade. A nova gestão coordenará os trabalhos neste sentido até 2011.
“Nós do Governo e do CEDI temos atuado em conjunto com boa harmonia e convivência. O Conselho vem nos orientando quanto à adoção e execução de ações em prol dos idosos paranaenses. O Estado mantém, desde 2003, uma postura de diálogo com a sociedade e tem respondido às necessidades apontadas por entidades como esta. Na verdade, nós é que temos que agradecer ao cuidado e empenho de vocês”, disse o secretário Nelson Garcia (Trabalho).
Para o secretário Gilberto Martin (Saúde), que é médico geriatra, esta é a primeira vez que a população idosa está recebendo a merecida atenção no Paraná. “Hoje são 1,3 milhão de pessoas com mais de 60 anos no Estado. Por isso, temos que trabalhar unidos para dar dignidade e atenção que os idosos necessitam”, completou.
A secretária da Educação, Yvelise Arco-Verde, elogiou o trabalho da entidade. “Dizer que a criança quer estudar, fazer vestibular, porque o mundo é capitalista, é absolutamente natural. Agora dizer que uma pessoa de 103 anos quer estudar, como o caso de uma senhora que procurou a Secretaria, é porque ela entende que isto é cidadania. Vocês conseguiram resgatar, inclusive para nós, o próprio sentido da educação. Obrigada”, salientou ela.
REFERÊNCIA: Os programas e ações desenvolvidos pelo Governo do Paraná foram destaque na II Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, que aconteceu entre os dias 18 e 20, em Brasília. Segundo Shirley Scremin, que presidiu o CEDI até esta terça-feira, entidades de todo o Brasil mostraram grande interesse pelos projetos implantados pelo Governador Requião.
“Posso dizer a todos aqui presentes, autoridades e conselheiros, que o Paraná é hoje referência no país em políticas para a terceira idade. É com orgulho que olho para o trabalho que realizamos em parceria”, ressaltou.
Entre os programas com maior destaque está o Disque-Idoso, criado em 2003. O serviço telefônico, mantido pelo Governo do Estado, recebe denúncias e presta orientações sobre os direitos da população da terceira idade. O atendimento é gratuito, das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira, pelo telefone: 0800-410001.
A vice-presidente do Conselho, Bernadete Dal Molin Schenatto, citou ainda a parceria com a Secretaria da Saúde, que pretende dar assistência humanizada e emergencial aos idosos, e o convênio assinado com a Secretaria de Educação, que permite a realização cursos técnicos de cuidador de idosos e de capacitação de técnicos, gestores e conselheiros em escolas e universidades públicas estaduais.
Ela lembrou, também, da construção do Centro Regional Integrado de Apoio e Prevenção da Violência contra a Pessoa Idosa de Curitiba e Região Metropolitana. No local, os idosos terão suporte multidisciplinar e apoio em casos de violência. A equipe será formada por psicólogos, assistentes sociais e advogados. Também serão oferecidos cursos de capacitação gratuitos para os familiares, com ênfase em cuidados especiais e características do processo de envelhecimento.
“Tivemos um imenso avanço nas políticas públicas voltadas à pessoa idosa devido, principalmente, ao entrelaçamento de ações inter-secretarias. O espaço que recebemos, como as reuniões mensais com o secretário Garcia. O carinho do secretário Martin, na implantação da Caderneta do Idoso e nas sucessivas campanhas de esclarecimento para este público em especial. Aos secretários de Educação, Maurício Requião e Yvelise Arco-Verde, na ajuda dada através do programa Paraná Alfabetizado e na inclusão de temas sobre a terceira idade nos livros didáticos públicos”, agradeceu.
FUTURO: O novo presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso, Bohdan Matchko Filho, assume o cargo a partir de 1° de abril com o desafio de atuar positivamente para garantir emancipação e protagonismo aos maiores de 60 anos.
“É preciso preparar as pessoas idosas para vida, pois elas fazem parte de um processo de transformação natural, imutável e importante para sociedade como um todo. Nosso papel, enquanto representantes do CEDI - PR é garantir qualidade de vida aos senhores e senhoras paranaenses que tanto contribuíram para o desenvolvimento de nosso Estado”, adiantou ele.
Fazem parte mesa diretora: Rubens Bendlin (vice-presidente), José Araujo da Silva e João Batista de Lima Filho (secretários).
Secretários de Estado são homenageados na posse da diretoria do Conselho do Idoso
As políticas públicas voltadas para a terceira idade, implementadas pelo Governador Roberto Requião, foram lembradas pelos membros do Conselho Estadual de Direitos do Idoso (CEDI – PR) nesta terça-feira (31)
Publicação
31/03/2009 - 18:00
31/03/2009 - 18:00
Editoria