A secretária da Cultura do Paraná, Vera Mussi, que é presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes de Cultura, faz uma avaliação positiva da última reunião do Fórum que ocorreu em Cuiabá, Mato Grosso, com a participação de 12 secretários estaduais e do ministro da Cultura Gilberto Gil. Ela acredita que há entre os estados uma conversa afinada para a discussão dos rumos da cultura brasileira. Isso pode ser notado principalmente nas considerações feitas pelo Fórum sobre o decreto que regulamenta a Lei Rouanet e, também, sobre as movimentações dos estados para a Conferência Nacional de Cultura que acontece em dezembro, em Brasília, e vai discutir a criação do Plano Nacional de Cultura.
A secretária Vera Mussi destaca também as ações promovidas pelo Fórum que foram apresentadas ao ministro Gilberto Gil, entre elas a revista Cultura Dá Certo, editada no Paraná, que traz em suas páginas os principais projetos culturais realizados pela atual gestão de cada estado brasileiro. A publicação foi lançada oficialmente durante a Literamérica - uma feira do livro internacional -, no estande do Fórum com a presença dos secretários e do ministro da Cultura.
Outra ação, o projeto Circuladô - uma promoção do Fórum que estimula o intercâmbio cultural - é inspirado no Cultura em Movimento. Vera Mussi revela que as semelhanças não são acidentais. Ela mesmo sugeriu aos integrantes do Fórum que utilizassem em esfera nacional uma idéia que tem dado certo no Paraná. Na reunião de Mato Grosso, o projeto proporcionou ao público apresentações de grupos distintos como a Orquestra de Viola de Mato Grosso e a Trupe da Gaita de Curitiba. A idéia é que o estado que oferece o espetáculo disponibilize o transporte e o cachê dos artistas, e o estado que recebe dê como contrapartida a hospedagem, alimentação e infra-estrutura para o show.
Bem recebido por todos os estados, o Circuladô também promoverá a troca de CDs, programas de TV, filmes e livros. Em Mato Grosso vários estados levaram publicações próprias que foram apresentadas ao público da Literamérica e, posteriormente, seguiram para o acervo das bibliotecas matogrossenses sob forma de doação. A próxima reunião do Fórum acontece em dezembro em Salvador, Bahia.