Secretário vistoria estradas rurais, visita Iapar e entrega tratores no Oeste

Ele visitou o município de Santa Tereza do Oeste, onde foi verificar a readequação de estradas rurais e foi ainda à antiga área da fazenda da Syngenta, repassada pelo governo do Estado ao Instituto Agronômico do Paraná (Iapar)
Publicação
17/06/2010 - 19:50
Editoria
O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Erikson Camargo Chandoha, iniciou nesta quinta-feira (17) sua participação da interiorização do governo do Estado nas regiões Oeste e Sudoeste. Ele visitou o município de Santa Tereza do Oeste, onde foi verificar a readequação de estradas rurais e foi ainda à antiga área da fazenda da Syngenta, repassada pelo governo do Estado ao Instituto Agronômico do Paraná (Iapar).
Além dessas visitas, Chandoha entregou nesse primeiro dia de interiorização 8 tratores do programa Trator Solidário - dois no município de Santa Tereza do Oeste e mais seis tratores no município de São Miguel do Iguaçu.
Chandoha e o prefeito de Santa Tereza do Oeste, Amarildo Rigolin, foram conferir as obras de cascalhamento feitas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) em 12 quilômetros de estradas rurais, sendo seis quilômetros na linha Glória e outros seis na comunidade do Rio Saltinho.
As estradas já estão beneficiando mais de 30 famílas de agricultores rurais entre as duas comunidades, que agora podem tirar a produção para encaminhar para a comercialização, além de viabilizar o transporte escolar rural. Chandoha destacou a importância da readequação de estradas rurais em todo o Estado, argumentando que de nada adianta produzir se depois o agricultor não consegue tirar a produção para os centros de distribuição, onde a safra pode ser armazenada ou comercializada.
Ainda em Santa Tereza, Chandoha, o prefeito Rigolin e o gerente do Banco do Brasil no município, Sidnei da Silva Couto, entregaram as chaves de dois tratores com potência de 75 cavalos para os agricultores Dirceu Tomazini e Vilson Ferreira.
Eles estavam satisfeitos com a compra do equipamento, que está aproximadamente com preços 30% inferiores ao mercado, além dos juros e prazo de pagamento serem compatíveis com a atividade que exercem. Os dois agricultores disseram ainda que o programa Trator Solidário representa uma oportunidade para eles renovarem as máquinas que tinham na propriedade, já bastante sucateadas, agora substituídas por equipamentos de qualidade.
Dirceu tem uma área de 11 alqueires onde trabalha com pecuária leiteira, aves, piscicultura e planta grãos. Vilson tem uma área de 26 alqueires onde planta grãos. O trator antigo não comporta os implementos necessários na propriedade, como uma plantadeira para agilizar a instalação das lavouras.
Segundo o diretor técnico da Emater, Ademir Antonio Rodrigues, o Trator Solidário tem grande contribuição dos técnicos da Emater, porque são eles os responsáveis pelos projetos de viabilidade técnica do agricultor e o encaminhamento para as instituições financeiras e para a montadora que fabrica o trator.

Iapar

No Centro de Pesquisas do Iapar, em Santa Tereza do Oeste, Chandoha destacou a necessidade daquela localidade ir além das pesquisas com Agroecologia. Segundo o secretário, o instituto de pesquisas do Paraná precisa direcionar seus estudos também para atender a demanda por pesquisa científica dos produtores da região, sem descuidar da Agroecologia, que ele considera também muito importante.
Segundo o diretor técnico do Iapar, Arnaldo Colozzi, a unidade de pesquisa de Santa Tereza vai coordenar todas as pesquisas científicas que estão sendo feitas pelo órgão na região Oeste do Paraná, especificamente em Santa Helena, Marechal Cândido Rondon e Palotina.
Em seguida, Chandoha foi verificar um experimento nacional que o Iapar está fazendo com aveia, que tem o acompanhamento do coordenador técnico Elir de Oliveira. Trata-se de um experimento que está sendo feito em várias regiões, que depois será submetido a uma comissão nacional multiinstitucional para avaliação.
O secretário gostou dos experimentos científicos e identificou a oportunidade de estender as pesquisas para o sistema de integração lavoura-pecuária, que na sua opinião é o modelo que dá a sustentação econômica para a agropecuária.

GALERIA DE IMAGENS