Secretário participa dos 30 anos do curso de Economia da Unioeste

Professor e advogado Nildo José Lübke fez palestra na Semana de Economia Brasileira, em Toledo, sobre os investimentos em Ciência e Tecnologia nas instituições de ensino superior do Paraná
Publicação
17/11/2010 - 17:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professor e advogado Nildo José Lübke, fez palestra na noite de terça-feira (16) na Semana de Economia Brasileira, realizada na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo. Lübke falou sobre os investimentos em Ciência e Tecnologia nas instituições de ensino superior do Paraná e o desenvolvimento regional.
Na palestra, o secretário apresentou aspectos da história da região Oeste do Paraná e sobre a trajetória de implantação da Unioeste. Nildo Lübke destacou os pontos que fazem da instituição referência regional em ensino superior. “Com apenas 16 anos, a Unioeste já registra uma trajetória muito rica e de grandes desafios que a tornaram uma universidade de excelência em ensino, pesquisa e extensão”, avaliou.
O secretário também lembrou os investimentos em ciência, tecnologia e ensino superior, que nos últimos oito anos possibilitaram avanços para o estado do Paraná. “A ciência e a tecnologia não têm mais a função de construir grandes prédios onde ninguém entra, mas proporcionar o desenvolvimento, construir o futuro e lutar contra as injustiças sociais”.
EVENTO - A Semana de Economia Brasileira é um evento tradicional do curso de Economia da Unioeste, campus Toledo, e sua vigésima edição comemora também os 30 anos de criação do curso.
“Em cada ano procuramos dar ênfase a temas que abordem a economia brasileira e mundial e, assim, ampliar o espaço de discussão e reflexão entre acadêmicos, pesquisadores e demais profissionais”, informa o coordenador do curso, Ricardo Rippel.
Vale ressaltar - lembra Rippel - que o curso de economia conseguiu efetivar sua verticalização ao ter aprovado o seu programa de pós-graduação stricto sensu em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, nível de mestrado, em 2003, e o nível de doutorado em 2010.
Juntamente com a Semana de Economia, foi realizado o III Seminário de Desenvolvimento Regional e Agronegócio, evento vinculado ao Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio da Unioeste/Toledo, e o I Simpósio de Direito e Economia do Paraná Instituições e Desenvolvimento Regional, organizado pela Associação Paranaense de Direito e Economia (ADEPAR).
Nesse ano a temática central será “Crescimento e Desenvolvimento Econômico Urbano Regional: Políticas Públicas e Organizações do Agronegócio”. Alcançar e manter o crescimento econômico dos municípios, das regiões, das empresas e do país implica em conhecer melhor as características espaciais e os elementos componentes da dinâmica de desenvolvimento econômico e demográfico das áreas, principalmente na sua distribuição e organização urbana e rural.
Da mesma forma, sabe-se que o desempenho socioeconômico também é influenciado pelas distintas instituições e estas, por sua vez, podem ser, de grosso modo, definidas como elementos que restringem a ação dos agentes econômicos.
Assim, fica mais fácil entender como os atores sociais se moldam e tentam influenciar as instituições e possibilitam um campo fértil para as indagações propostas pelas Escolas de Direito e Economia. É neste contexto que ocorrerá o I Simpósio de Direito e Economia do Paraná - Instituições e Desenvolvimento Regional, organizado pela Associação Paranaense de Direito e Economia (Adepar).