Secretário participa da 4ª Conferência Estadual de Saúde Mental

Até se chegar a Conferência Estadual, foram feitas conferências em seis municípios paranaenses e nas 22 Regionais de Saúde do estado
Publicação
19/05/2010 - 11:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O secretário de estado da Saúde, Carlos Moreira Junior, participou na quarta-feira (19) da 4ª Conferência Estadual de Saúde Mental, realizada no Centro de Convenções, em Curitiba. O evento debateu temas do campo da saúde mental, como avanços e desafios da Política Nacional de Saúde Mental, álcool e outras drogas.
Até a Conferência Estadual foram feitas outras em seis municípios paranaenses e nas 22 Regionais de Saúde do Estado. “É de total importância esse evento, pois ele pode ser um marco no Paraná na questão de saúde mental. Tenho certeza que as propostas elaboradas serão de grande valia. Temos um compromisso de recuperar os dependentes químicos do nosso estado e este é um dos engajamentos desta conferência”, afirmou Moreira. Foram elaboradas 399 propostas que serão levadas à Conferência Nacional, de 27 a 30 de junho, em Brasília.
“Destas 399, serão escolhidas 100 propostas para formatar as diretrizes de saúde mental no estado, principalmente na questão de dependentes químicos”, disse a presidente do Conselho Estadual de Saúde, Joelma Carvalho. Ao todo participaram 4 mil pessoas em todas as conferências no Paraná.
No Paraná são cerca de 60 mil usuários de drogas. “Hoje o Paraná tem melhor condição que outros estados para lidar com questões como esta. Mesmo assim precisamos definir propostas que permitam lidar melhor com situações como esta, em que o tratamento ao paciente é o principal foco”, afirma o coordenador da Conferência, Amauri Ferreira Lopes.
A Política Nacional de Saúde Mental, apoiada na lei 10.216/02, tem o objetivo de consolidar um modelo de atenção à saúde mental aberto e de base comunitária, que garanta a livre circulação de pessoas com transtornos mentais pelos serviços, comunidade e cidade, oferecendo cuidados com base nos recursos que a comunidade oferece.

GALERIA DE IMAGENS