Secretário dos Transportes apresenta a empresários Plano Viário para o Litoral

Projeto inclui ponte de 800 metros na Baia de Guaratuba quatro faixas de rolamento separadas por barreiras e pista exclusiva para ciclistas
20/10/2010 - 16:50
As propostas do Governo do Estado elaboradas pela Secretaria dos Transportes para solucionar os gargalos logísticos nos modais de transportes do Paraná foram apresentadas nesta quarta-feira (20) a representantes da Federação da Indústria do Paraná (FIEP) pelo secretário Mario Stamm Junior. “Para que os projetos e obras atendam todas as necessidades dos setores produtivos é preciso o permanente diálogo com as classes produtoras do Estado, pois só dessa forma a sociedade paranaense chegará a um estágio de desenvolvimento econômico integrado que proporcionará o bem-estar social de toda a comunidade”, afirmou.
O superintendente corporativo Ovaldir Nardin, o diretor de relações com sindicatos e coordenadorias regionais Milton Wittig Bueno e o gerente executivo Eros Schier da Cruz tomaram conhecimento de detalhes do Projeto Interportos que visa dotar o litoral paranaense de uma nova via para a circulação de mercadorias entre o nordeste catarinense e o suleste paulista, principalmente contêineres, estabelecendo um novo eixo de desenvolvimento em território paranaense.
A Rodovia Interportos será a primeira autoestrada do Paraná e terá cuidados ambientais em todos os seis lotes que integram o projeto, incluindo a ponte sobre a Baía de Guaratuba. A futura ponte terá 800 metros de comprimento, quatro faixas de rolamento separadas por barreiras New Jersey e pista exclusiva para ciclistas. As duas torres de sustentação terão 10 metros de altura.
“Facilitando a movimentação de maior número de contêineres, repotencializando o complexo de exportação de produtos agrícolas e estabelecendo acesso às atrações viárias como uma ponte na Baía de Guaratuba, todo o litoral gerará mais emprego e renda. Esta é a tarefa do governo”, disse o secretário.
O projeto da Interportos a ser licitado vai obedecer as normas para Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) e atenderá as Zonas Retroportuárias em Pontal do Paraná e Paranaguá dotando o litoral paranaense de uma estrutura logística que vai potencializar as estruturas produtivas paranaenses em todo o âmbito do Mercosul.