O secretário de Estado do Turismo, Celso de Souza Caron, foi homenageado nesta sexta-feira (11) com o Destaque da Associação Brasileira dos Agentes de Viagem do Paraná (Abav-PR). Ele recebeu o prêmio durante a abertura do 14º Salão Paranaense de Turismo e 4ª Mostra das Regiões Turísticas do Paraná, que acontecem até sábado (12), no Estação Embratel Convention Center, em Curitiba.
O presidente da Abav-PR, Antônio Azevedo, disse que a homenagem se deve ao trabalho de Caron na Secretaria, como o Plano Estadual do Turismo 2008-2011; os encontros estaduais de secretários, dirigentes e técnicos municipais de turismo; e as mostras das regiões turísticas. “A mostra é uma feliz iniciativa da Secretaria do Turismo e Paraná Turismo e constitui um dos principais atrativos do Salão de Turismo”, disse. Ele citou também as ações conjuntas da Secretaria e a Abav, em defesa da melhoria dos aeroportos e as mobilizações para trazer ao Porto de Paranaguá navios de cruzeiro marítimo.
Sobre o Salão, Azevedo disse que foram realizadas 5 mil inscrições prévias, das quais 50% de agentes e operadores de viagem. São mais de 300 expositores das dez regiões turísticas do Paraná - Norte, Noroeste, Oeste, Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Sudoeste, Cento, Centro-Sul, Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e Litoral.
O secretário Celso Caron disse que esta tem sido a semana do Turismo no Paraná, com a realização do 9º Encontro Estadual de Secretário e Dirigentes Municipais de Turismo, que teve 350 participantes e foi encerrado na quinta-feira (10), o Salão e a Mostra das Regiões Turísticas. “Quero destacar alguns aspectos do desenvolvimento do turismo, como o Plano Estadual de Desenvolvimento do Turismo, lançado pelo governador Roberto Requião, que é calcado em três pilares: o fortalecimento, o desenvolvimento e a promoção e divulgação”, disse.
O secretário falou também da municipalização e regionalização do turismo, com a definição de dez regiões turísticas. “Essas dez regiões englobam 210 municípios e permitem trabalhar o Estado de forma integrada. Cada região tem um potencial muito grande para desenvolver produtos, gerar emprego e renda e em todas temos feito atendimentos”, afirmou. Ele agradeceu pelo prêmio e destacou que a premiação também se deve aos parceiros da Secretaria, como o Sebrae, Fecomércio, Ipardes, Ministério do Turismo, Senac, Sesc e muitos outros.
Logo após a abertura do Salão do Turismo pelo presidente da Abav, autoridades da mesa visitaram a mostra das regiões turísticas do Paraná. Entre elas o presidente da Fecomércio, Darci Piana; e o prefeito de Curitiba, Beto Richa. Em homenagem aos 100 anos de imigração japonesa, a praça central foi decorada com motivos nipônicos e a programação inclui apresentações de dança japonesa pelo Grupo Folclórico Nikei Clube. A mostra e o Salão Paranaense de Turismo encerram no sábado (12), às 19h. A mostra é aberta ao público e o salão terá entrada permitida para não profissionais somente no sábado, das 16h às 19h.