Empresários e representantes de entidades ligadas ao turismo do município de Balsa Nova (Região Metropolitana de Curitiba) organizaram, com o apoio da Secretaria de Estado do Turismo e Emater, o conselho municipal de turismo. “Balsa Nova tem um potencial enorme para turismo rural, de aventura, ecoturismo e turismo de negócios, que era desperdiçado por falta de uma mobilização maior dos empresários”, diz o presidente eleito do conselho, Breno Klamas.
Esta semana os representantes eleitos para o conselho se reuniram com o secretário de Estado do Turismo, Celso de Souza Caron, para apresentar os resultados da nova organização. “Estamos em fase de elaboração de projetos de roteiros de cicloturismo, de escalada e do roteiro histórico da Estrada da Faxina”, disse Klamas.
O conselho buscará parcerias para projetos de melhoria da sinalização e do artesanato e no incentivo à mudança de cardápio nos restaurantes, pousadas e hotéis. “Outra ação será a criação de um calendário festivo, que possa atrair o público de Curitiba, nosso primeiro alvo”, afirmou.
Celso Caron diz que a Secretaria tem incentivado ações como a dos empresários de Balsa Nova. “Com os empresários e a municipalidade podemos criar roteiros e destinos atraentes para os vários perfis de turistas”, sugeriu.