O secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia, se reuniu com a presidente da Cooperbotões, Júlia Abreu Gonçalves, e cooperados na terça-feira (17), na Cidade Industrial de Curitiba. O secretário conheceu as instalações da fábrica e manifestou seu apoio à empresa, administrada pelos próprios trabalhadores.
De acordo com o grupo de cooperados, a Cooperbotões foi resultado da vontade dos 78 trabalhadores em manter seus empregos, depois da falência da empresa, que levava o nome de Diamantina Fossanesse, em 2004. Hoje, a fábrica de botões funciona como cooperativa autogestionária e é administrada pelos seus funcionários.
“Sem salários, sem estoque e sem capital de giro, foi assim que tudo começou”, lembra a presidente. Quatro anos depois das mudanças, os funcionários viram a situação ser invertida e, hoje, a empresa emprega mais de 150 trabalhadores. “Admiro o esforço e a vontade dessas pessoas em manterem os seus empregos”, afirmou o secretário Nelson Garcia.
O secretário se comprometeu a ajudar os trabalhadores nas questões tributárias da empresa, junto ao Governo no Estado. “Os cooperados podem contar com o meu apoio por estarem administrando tão bem este empreendimento, que tem aumentado, a cada dia, o número de empregos diretos”, destacou.