Durante um seminário realizado pelo Conselho Estadual do Idoso, em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social, o secretário Nelson Garcia defendeu a importância do serviço de informações e denúncias no Paraná: o Dique Idoso. O evento aconteceu no auditório da Biblioteca Pública do Paraná, na última segunda-feira (15), e marcou o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.
De acordo com dados do serviço, em 2008 foram 2.160 denúncias. Entre reclamações estão agressões verbais e psicológicas, negligência ou abandono por familiares. Ao todo, no ano passado foram realizados 3.384 atendimentos, incluindo informações sobre transporte, dívidas, e orientações jurídicas. Já no período de 2007 o número era menor, o registro é de 1.261 denúncias de maus tratos, discriminação e atendimento relacionado à saúde, como entidades hospitalares públicas e privadas.
Para o secretário, os números apontam que os cidadãos estão confiando no atendimento. Segundo ele, o canal de informações não é apenas para a pessoa idosa, serve também para os familiares, comunidade e profissionais da área de gerontologia, facilitando a integração. “O Disque Idoso não resolve os problemas, mas ajuda as pessoas a resolvê-los, mostrando e buscando, junto aos município, os caminhos mais adequados”.
“Infelizmente vivemos em uma sociedade violenta, com pessoas que praticam violência, seja nas ruas ou até mesmo dentro de casa. Esta problemática sempre foi confirmada através de notícias nos veículos de comunicação. Os dados do Disque Idoso não anunciam um aumento da violência, no entanto, mostram a participação das pessoas para resolver esta situação”, defende Nelson Garcia.
Presente em todos os municípios do Paraná, o é referência para outros Estados. “Recebemos a visita de representantes do governo da Bahia, que vieram conhecer o sistema com o objetivo de adequar e melhorar um trabalho já desenvolvido”, explica Garcia. Desde 2003, o Disque Idoso funciona na Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social. O serviço é gratuito para todo o cidadão através do telefone 0800 41 00 01 ou e-mail disqueidoso@setp.pr.gov.br.
SEMINÁRIO – O presidente do Conselho Estadual do Idoso, Bohdan Matchko Filho, afirmou que a violência contra idosos é uma preocupação do Governo do Estado. \"O governo tem interesse em colaborar e, através do Conselho, a Secretaria irá participar assiduamente de todas as iniciativas como este Seminário, que defendam os direitos destas pessoas\".
Na opinião da Promotora de Justiça responsável pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias do Idoso (CAOP), Dra. Rosana Beraldi Bevervanço, a sociedade deve reconhecer que é violenta e refletir. Para ela, a solução seria as pessoas conviverem com os idosos, sempre respeitando o Estatuto do Idoso. “Pequenos gestos, como ceder um lugar para sentar, já mostram mudança”.
Também participaram do evento: vice presidente do Consea-PR, Angela Martins; o representante do vice governador Orlando Pessuti, Ari de Souza; o conselheiro do Cedi e representante da Secretaria Estadual da Saúde, Rubens Bendlin; a diretora de Planejamento do Fundo de Ação Social de Curitiba e representante da prefeitura, Letícia Raymundo; o advogado, presidente da Comissão de direitos dos Idoso da OAB-PR, Dr. Cornélio Capaverde; o comandante da Academia Militar do Guatupê da Polícia Militar do Estado do Paraná, Coronel Roberson Bondaruk.