Secretário do Meio Ambiente destaca ações ambientais para estudantes

Alunos do curso técnico de meio ambiente da Escola Estadual Francisco Carneiro Martins, em Guarapuava, participaram da palestra e puderam saber qual é o papel de cada instituição na Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná
Publicação
21/08/2010 - 10:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jorge Augusto Callado Afonso, afirmou que a conscientização das pessoas e o fortalecimento da educação ambiental são pontos fundamentais que contribuem com as ações ambientais desenvolvidas pelo Governo do Estado. Ele participou, sexta-feira (20), de uma palestra para alunos da rede estadual, em Guarapuava, e apresentou todas as ações que vem sendo realizadas em prol do meio ambiente.
“Estamos trabalhando diariamente para propor ações ambientais sustentáveis a fim de contribuir para a preservação ambiental. No entanto, essas ações precisam contar também com a conscientização de todos”, disse Callado durante a palestra.
O secretário também apresentou um histórico do Sistema Nacional do Meio Ambiente, surgimento da política nacional do meio ambiente, legislação ambiental, lei de crimes ambientais, programa mata ciliar, desperdício zero, aquecedor solar e biodiversidade.
Para a diretora da escola, Sueli de Fátima Geraldis, a participação do secretário é muito importante porque os alunos estão envolvidos diretamente nos assuntos relacionados ao tema. “O fortalecimento da educação ambiental é muito importante e estamos sempre trazendo pessoas envolvidas e comprometidas para apresentar um panorama para os nossos alunos”, ressaltou.
Já para Celina de Fátima Túlio, professora e coordenadora do curso técnico de meio ambiente, a palestra ministrada pelo secretário irá contribuir para as ações da Agenda 21 da escola que foi recentemente reformulada. Celina diz ainda que a escola promove com freqüência atividades como ciclo de palestras, pesquisas, mostras científicas e atividades ligadas ao setor, mas a principal é a Semana do Meio Ambiente que é celebrada todos os anos.
A palestra contou com a participação de aproximadamente 100 alunos das três turmas do período da manhã que irá formar técnicos de meio ambiente. A estudante do curso, Priscila Farias Albaibes, disse que está muito satisfeita com o conteúdo que vem sendo repassado em sala de aula e destaca a importância da palestra. “As ações ambientais devem ser trabalhadas de forma conjunta, envolvendo todos os setores,e inclusive a comunidade”, destacou.
VISITAS -– O secretário do Meio Ambiente Jorge Augusto também aproveitou a sua estadia pela região para algumas visitas técnicas. Uma delas foi ao Parque Salto São Francisco, pertencente a Área de Proteção Ambiental da Serra da Esperança, onde existe um salto com 196 metros de altura , considerado a maior queda d’água da região Sul do país.
Já a outra visita foi no distrito do município de Inácio Martins, Góes Artigas, para conhecer a futura sede administrativa da APA da Serra da Esperança ,que já está em fase de elaboração do projeto.
“Estamos trabalhando para oferecer melhores condições para visitantes nas unidades de conservação do Estado e também em outras áreas que merecem o devido cuidado com a preservação”, observou o secretário.
Durante as visitas, o secretário foi acompanhado pelo chefe do escritório regional de Guarapuava da Sema, Ildefonso Costa, e o gerente regional da APA da Esperança, Juarez Baskoski.

GALERIA DE IMAGENS