Secretário diz que Rodovia Interportos é bom projeto para próximos governos

Mário Stamm lembra que rodovia de 145 quilômetros vai ligar os Portos de Paranaguá e Antonina e também os futuros terminais de Imbuguaçu e Pontal do Sul
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18/11/2010 - 18:10
Editoria
O secretário dos Transportes, Mario Stamm, participou nesta quinta-feira (18) da reunião do Conselho da Autoridade Portuária do Porto de Paranaguá (CAP) na Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) para detalhar o projeto da Rodovia Interportos. “É obrigação do Governo elaborar projetos viários que atendam a economia estadual, que respeitem o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental e que tenham como termo de referência a integração multimodal e o atendimento aos terminais marítimos”.
Stamm acrescentou que a Rodovia Interportos projetada para ter 145,15 quilômetros entre os Portos de Paranaguá e Antonina e também entre os futuros terminais de Imbuguaçu e Pontal do Sul, “é uma boa herança que o Governo de Orlando Pessuti deixará para seu sucessor”. É um projeto de Estado e não de Governo, por atender uma demanda econômica e por propiciar o desenvolvimento social, afirma Stamm.
O secretário dos Transportes esclareceu aos membros do CAP que a Rodovia Interportos precisa de aproximadamente 24 meses para a elaboração do projeto, que incluirá detalhados estudos ambientais em regiões como do novo acesso à Antonina à partir da BR-277, com a construção da pista elevada sobre pilotis, e a construção de uma ponte de 800 metros sobre a baía de Guaratuba. Com relação ao custo de toda ligação, Stamm estima que serão necessários recursos de aproximadamente R$ 1.143.000,00.
No total serão aplicados R$ 26.935.023,02 em projetos ambientais e de obras rodoviárias (duplicação de trechos atuais e implantação de novas rodovias em pista dupla) para unir os portos paranaenses por uma autoestrada.
A explanação de Mario Stamm foi acompanhada pelo superintendente da Appa, Mario Lobo Filho, do diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Milton Podolak Junior, e do presidente da Ferroeste, Neuroci Antonio Frizzo.
DESENVOLVIMENTO - Obra vital para o superintendente dos Portos do Paraná, Mario Lobo Filho, a Rodovia Interportos é essencial para possibilitar o aumento nas movimentações de carga e para que o Estado possa acompanhar a evolução do setor portuário mundial.
“A falta de acesso rodoviário apropriado pode inviabilizar a atividade de um porto, que por definição é um local que existe para permitir o comércio de mercadorias transportadas pelo mar, através de navios, e também por terra, através de veículos automotores”, afirma. “Entendemos a implantação da rodovia como vital para o desenvolvimento dos nossos portos e sabemos da importância de dar início imediato aos projetos de instalação para o futuro”, destacou.
“É preciso potencializar a capacidade dos terminais marítimos paranaenses, sem excluir do planejamento o futuro porto de Pontal do Paraná para dotar a região de um seguro sistema viário que aumente a movimentação nos cais paranaenses para 80 milhões de toneladas/ano na próxima década”, afirmou o secretário, acrescentando que repotencializar a capacidade do terminal de produtos agrícolas em Paranaguá e capacitar o Litoral para movimentar mais contêineres - tipo de transporte que mais cresce no mundo - é dever do Estado.

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