Secretário defende em Brasília ampliação da malha ferroviária

Reunião na ANTT discutiu prioridades para o modal no Paraná
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11/08/2010 - 18:10
Editoria
“É preciso expandir a malha ferroviária brasileira dos atuais 28 mil quilômetros para 45 mil quilômetros nos próximos anos”. A declaração foi feita nesta quarta-feira (11), em Brasília, durante o IV Brasil nos Trilhos, pelo presidente do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Transportes (Consentrans) e secretário dos Transportes do Paraná, Mario Stamm. “O desenvolvimento ferroviário é extremamente importante para o Brasil”, destacou. O evento foi promovido pela Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF).
Mario Stamm Junior defendeu uma nova visão governamental para o modal ferroviário. No seu entendimento, as ferrovias brasileiras devem ter dois componentes básicos: administração dos trilhos e operação otimizada de tração e material rodante.
Além dessa mudança na visão estratégica do sistema, segundo o secretário do Consentrans, “é preciso discutir a bitola a ser adotada no sistema”. Mario Stamm defende a utilização de bitola larga nos novos trechos e também a adequação com terceiro trilho nas vias férreas onde atualmente existe a bitola métrica. É preciso ainda “incorporar à malha brasileira ferrovias transversais no sentido Norte-Sul e no sentido Leste-Oeste para melhorar a eficiência do modal”, acrescentou.
Mario Stamm ressaltou que “buscar a eficiência e a competitividade é a missão das operadoras de estradas de ferro, que devem ser permanentemente fiscalizadas pela agência reguladora (Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT)”.
GUARAPUAVA-PARANAGUÁ - No final da tarde, também em Brasília, o secretário, acompanhado do presidente da Ferroeste, Neuroci Antonio Frizzo, participou de reunião com o diretor geral da ANTT, Bernardo Figueiredo. No encontro foi discutida a ampliação da malha ferroviária paranaense.
“O corredor de exportação do Paraná precisa atender com eficiência a logística estadual e regional”, afirmou Mario Stamm. “Isso só será possível eliminando gargalos com uma nova ligação Guarapuava-Paranaguá”.
O secretário também esteve no Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit) do Ministério dos Transportes, no Distrito Federal, onde participou de uma reunião para discutir projetos viários de interesse Paraná.

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