O secretário de Obras Públicas, Julio César de Souza Araújo Filho, recebeu nesta segunda-feira (15) a reitora da Universidade Federal do Paraná, Márcia Helena Mendonça e o diretor do setor de tecnologia da UFPR, Mauro Lacerda, para tratar de assuntos referentes ao Programa de Residência Técnica da Secretaria. Participaram do encontro os coordenadores técnico e administrativo-pedagógico do programa, respectivamente Manoel Pangrácio e José Maurino de Oliveira Martins.
Na oportunidade, foi assinado um documento que reafirma a parceria da secretaria com a UFPR, com o apoio das universidades estaduais.
Julio Araújo Filho ressaltou na reunião a importância do encontro e afirmou que “a residência técnica tem se mostrado uma ferramenta importantíssima para a secretaria e para os profissionais recém-formados, pois estamos capacitando essas pessoas para a área específica de obras públicas e estamos fazendo escola, pois o programa é pioneiro e com certeza será copiado em outros estados com o mesmo sucesso que estamos tendo aqui”, finalizou o secretário.
O professor Mauro Lacerda, que acompanhou a criação do programa desde o seu início, em 2006, destacou os avanços que estão sendo apresentados na segunda turma e anunciou que “a experiência da UFPR com o Curso de Especialização (latu sensu) em Construção de Obras Públicas, em parceria com a SEOP nas atividades práticas, deverá gerar um curso de mestrado profissionalizante aprovado pela CAPES”, informando que o procedimento já está em análise na universidade.
Para a reitora, professora Márcia Helena Mendonça, “a parceria com as universidades estaduais é essencial para o sucesso do programa. A cada turma iremos aperfeiçoando o curso de especialização e é natural que ele evolua para um mestrado profissionalizante, o que é muito bom para a universidade e para a comunidade acadêmica”, afirmou.
A segunda turma de residentes técnicos iniciou suas atividades acadêmicas e práticas em outubro deste ano e está fechando o primeiro módulo do programa com as propostas dos alunos para os seminários de estudos que estão sendo desenvolvidos em todo o estado. Até março de 2009, todos os 60 residentes apresentarão nos seminários suas propostas de trabalho acadêmico baseados nas atividades desenvolvidas na Secretaria.