Os secretários do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia, e da Saúde, Cláudio Xavier, vão definir a atuação conjunta das duas secretarias em ações que visam garantir a segurança e a saúde do trabalhador. A ampliação do Hospital do Trabalhador e a construção de Centros de Referência ao Trabalhador foram os primeiros assuntos discutidos em parceria entre os dois secretários. A decisão foi tomada na tarde desta terça-feira (29).
“A segurança e a saúde do trabalhador são questões de relações de trabalho, e direitos que o Estado deve prover. Como essas áreas exigem ações intersetoriais, nós precisamos firmar parcerias. O importante é garantir o direito do trabalhador, e cumprir o papel de Estado”, afirmou o secretário Nelson Garcia.
A resolução conjunta que formalizará a cooperação entre as duas secretarias prevê o planejamento de ações em saúde e segurança do trabalhador; promoção da educação, capacitação e formação nessas áreas; desenvolvimento de ações para prevenção de acidentes de trabalho; identificação e avaliação da saúde de crianças e adolescentes em situação de trabalho; organização de banco de dados sobre acidentes e doenças causadas no ambiente de trabalho; entre outras ações de âmbito estadual.
Para o secretário de Saúde, a parceria deve ser exemplo de união entre órgão do Estado. “O Governo do Estado demonstra unidade com essa parceria na área de segurança e saúde dos trabalhadores. A Secretaria de Saúde deixa claro a sua preocupação na busca de solução para que doenças e acidentes não ocorram mais nos locais de trabalho”, declarou Cláudio Xavier.
A mesma idéia é compartilhada pelo secretário Nelson Garcia, que define a parceria como um grande passo porque unirá diferentes políticas de Estado para garantir direitos dos trabalhadores. “Esse é só o começo de uma parceria que pode ser ampliada, de acordo com as necessidades que encontrarmos. O importante é que os órgãos do Estado trabalhem como parte de um governo único, que é o Governo do Estado do Paraná, para garantir o direito do trabalhador paranaense, como sempre defende o próprio governador”, comenta Nelson Garcia.
O diretor do Centro Estadual de Saúde do Trabalhador da Secretaria de Saúde, Cezar Benoliel, que também participou da reunião, afirma que a parceria é um importante porque une duas secretarias responsáveis por importantes políticas públicas e questões sociais. “É um projeto positivo na socialização do conhecimento, e ainda mais forte porque envolve também centrais e sindicatos de trabalhadores”, declara Benoliel. “Essa parceria inédita para proteção do trabalhador deve servir de exemplo como ação de um mesmo governo para um mesmo objetivo”, defende.
Hospital do Trabalhador – A ampliação do Hospital do Trabalhador, em Curitiba, está entre as primeiras ações conjuntas entre a Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social e Secretaria da Saúde. “Vamos nos empenhar para conseguir ampliar o Hospital do Trabalhador. “É preciso criar um espaço maior e preparado para atender com dignidade aos trabalhadores que precisam de tratamento em casos de alta complexidade, e é nisso que estamos unindo esforços”, afirma Nelson Garcia.
Assim como a ampliação do Hospital, as duas Secretarias definiram também como ação prioritária a construção de 22 Centros de Referência ao Trabalhador, distribuídos em cidades sedes dos núcleos regionais da Secretaria de Saúde. O recurso para a construção dos novos espaços será do Ministério da Saúde e do Governo do Estado, e a implantação considera parceria com prefeituras municipais.
A assinatura do termo de cooperação entre as duas secretarias acontecerá assim que a redação da Resolução Conjunta for finalizada. Também estiveram presentes na reunião Gilberto Martim e Maria Cristina Araújo, da mesma secretaria. Antonio Benedito Siqueira, Jane Salgado Cattani, Elza Maria Campos e Núncio Mannala, da Coordenadoria de Estudos, Pesquisa e Relações do Trabalho da SETP.
Secretarias do Trabalho e da Saúde definem ação conjunta para garantir saúde do trabalhador
A ampliação do Hospital do Trabalhador e a construção de Centros de Referência ao Trabalhador foram os primeiros assuntos discutidos em parceria entre os dois secretários
Publicação
30/05/2007 - 16:23
30/05/2007 - 16:23
Editoria