Secretaria quer uma posição sobre a legalidade de construção de nova escola

“Nos últimos anos foram muitas as tentativas para solucionar a definição de um terreno propício para abrigar os alunos do colégio”, disse a secretária
Publicação
03/09/2010 - 18:40
Editoria
A secretária da Educação, Yvelise Arco-Verde, anunciou nesta sexta-feira (03) que vai encaminhar à Procuradoria Geral do Estado processo solicitando o pronunciamento quanto à legalidade da construção da nova unidade do Colégio Estadual Ambrósio Bini, em Almirante Tamandaré. Este processo é resultado de novos tratos realizados junto à Mineropar e à Cohapar.
“Nos últimos anos foram muitas as tentativas para solucionar a definição de um terreno propício para abrigar os alunos do colégio”, disse a secretária. Ela disse que há pelo menos dois anos os recursos para construção estavam orçados e liberados, mas há empecilhos legais e da própria composição do solo local para a execução da obra.
A expectativa é que o novo colégio seja construído em um a área dentro do Parque Anibal Khouri. “A escolha deste espaço se deve à proximidade onde a atual escola Ambrósio Bini está localizada e também porque era a área que oferecia melhores condições para a construção da futura escola”, explicou a diretora de Edificações Escolares, Olívia Martins Murara.
A região está localizada em cima do Aquifero Karst, o que torna a seleção de terrenos difícil. “São necessárias sondagens específicas dos terrenos e a Mineropar precisa dar um parecer favorável à construção”, disse a diretora. Depois de todas as dificuldades e da verificação de várias áreas, o terreno dentro do parque foi o que apresentou menor risco técnico.
Pela Lei 15753 foi autorizada a construção de um conjunto habitacional pela Cohapar, mas a área que o conjunto ocuparia não recebeu um parecer favorável da Mineropar. No entanto, há condições seguras para a construção do colégio por ocupar uma obra menor.
O pronunciamento da Procuradoria quanto à legalidade do uso do terreno dever sair até o final de setembro. “Caso favorável, fecharemos o orçamento da obra e se verificada a indicação de recursos para a licitação da obra”, falou a diretora que ainda lembrou que orçamento será concluído até setembro para autorização do governador.
A nova obra terá um investimento de cerca de R$ 6,5 milhões. Em uma área de 11 mil metros quadrados será construído um colégio com mais de 5 mil metros quadrados. A construção planeja um prédio com três pavimentos, 24 salas de aulas, ginásio de esportes, laboratório de informática, biblioteca e demais dependências.
Ainda na próxima semana, a direção da escola se reunirá com o Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Norte para discutir ações para resolução de questões que envolvem reparos e melhorias da escola.
A Secretaria da Educação reconhece e valoriza o trabalho da comunidade escolar do Colégio Estadual Ambrósio Bini pelo esforço realizado para enfrentar os problemas causados pela geografia complexa onde estava localizado o prédio que foi condenado pelos riscos de desmoronamento.

GALERIA DE IMAGENS