A Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas, tem desenvolvido projetos de acompanhamento de políticas e programas do Governo do Paraná. Um deles consiste na avaliação da eficiência do ensino fundamental (de 5.a a 8.a série), no período de 2000 a 2003. Agora, os trabalhos entram em nova fase: a da entrevista com alunos que concluíram o ensino médio no ano 2000.
Um grupo de 64 ex-alunos, residentes em Curitiba, foi escolhido para responder ao questionário. As entrevistas também serão feitas com cerca de 50 estudantes de Cascavel, que já concluíram o ensino fundamental. A previsão é de que as entrevistas sejam feitas em junho. De acordo com o coordenador de Políticas Públicas, Darcy Marzulo Ribeiro, serão abordados temas como situação financeira da família, se o jovem trabalha, qual o porte da empresa, se as suas atividades no trabalho dependem do que ele estudou na escola e se o estudo foi fator determinante para a sua contratação.
Em cada entrevista, será solicitada ao ex-aluno a indicação de conhecidos que nunca estudaram. Essas pessoas também serão entrevistadas. De acordo com Ribeiro, o objetivo é verificar se o estudante conseguiu conquistar uma melhor colocação profissional que o jovem que não teve acesso ao ensino fundamental.
Outras atividades – A Coordenadoria Políticas Públicas já aplicou questionários entre professores e diretores de escolas estaduais de Curitiba e de Cascavel. As perguntas foram voltadas à análise da gestão escolar e do projeto pedagógico – como a identificação do projeto político-pedagógico de cada escola, aspectos ligados à estrutura física de cada instituição e ao comportamento dos alunos, entre outros.
Também foram realizadas visitas a escolas estaduais de Curitiba, para que fossem realizados levantamentos relacionados ao custo por aluno, à condição ambiental – estrutura física – e ao funcionamento de cada colégio. O coordenador afirma que também serão feitas visitas aos estabelecimentos de ensino de Cascavel.
Após a conclusão de cada etapa do projeto, estão sendo feitos relatórios que servirão de subsídio para a conclusão do grau de eficiência da educação no Paraná. “Esperamos que, ao final do trabalho, seja criado um sistema de avaliação do ensino que possa ser aplicado regularmente”, finaliza Ribeiro.
Secretaria inicia nova etapa na avaliação do ensino público
Visitas a escolas e aplicação de questionários entre ex-alunos fazem parte das atividades desta fase do projeto mantido pela Secretaria de Corregedoria e Ouvidoria Geral
Publicação
25/05/2005 - 15:28
25/05/2005 - 15:28
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