Nesta segunda-feira (24), em Curitiba, foi realizada a abertura a Capacitação do Sistema Ouvidor SUS, promovida pela Ouvidoria da Secretaria de Saúde e a Ouvidoria Geral do SUS. Participaram da capacitação ouvidores das 22 regionais de saúde com o objetivo de melhorar o atendimento aos usuários do SUS no Paraná, facilitando o diálogo entre eles e os gestores da saúde.
“O verdadeiro ouvidor é aquele que ouve quem não fala. A pior coisa que existe é a população não ter voz, por isso o ouvidor deve assegurar e fazer valer esse direito do cidadão ser ouvido”, disse o chefe de gabinete da Secretaria estadual de Saúde, Altino Loureiro, que representou o secretário de Saúde Carlos Moreira Júnior na abertura do evento. De acordo com ele, o ouvidor tem o papel ouvir a população e transmiti-las aos gestores, a fim de subsidiá-los. A partir dessas informações capturadas, os gestores de saúde tomam suas decisões necessárias para atender da melhor maneira os usuários do SUS.
O diretor do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS (Doges), Adalberto Fulgêncio dos Santos Júnior, veio de Brasília para apresentar os projetos do Departamento e discutir as ouvidorias públicas como instrumento de transparência da gestão e ampliação da participação social. Segundo ele a ideia é descentralizar a ouvidoria, pois quem realmente sabe dos problemas da população é quem atua diretamente com ela, nos municípios.
“O objetivo das ouvidorias do SUS é capturar o olhar da rua e levar essas informações a quem tem instrumentos para melhorar o atendimento à população. Os ouvidores devem ter acesso aos técnicos, pois por dentro das reclamações há sugestões. Com isso, sabendo ouvir de forma correta, você pode criar novas tecnologias, novas soluções” explicou Santos.
A capacitação continua nesta terça-feira (13), quando os ouvidores do nível central da SESA serão instruídos pela consultora do Doges, Flávia Silvério de Souza Sobrinho e pela técnica Olívia Prado.
Após o término do evento os ouvidores das regionais se reunirão com os ouvidores instituídos pelos municípios e poderão traçar estratégias para fortalecer a rede estadual de ouvidoria.“É importante que todos estejam reunidos para receber essa capacitação, as regionais auxiliam bastante para que os problemas sejam solucionados de forma mais rápida e por isso devem estar preparados para lidar com a população”, ressaltou a ouvidora da Secretaria da Saúde, Márcia Cíntia Xavier da Silva.
A ouvidoria da Secretaria estadual da Saúde realiza cerca de dois mil atendimentos mensalmente entre críticas e sugestões vindas de todos os municípios do Paraná. O contato telefônico é gratuito pelo número 0800-644-44-14 ou pelo e-mail ouvisesa@pr.gov.br
“O verdadeiro ouvidor é aquele que ouve quem não fala. A pior coisa que existe é a população não ter voz, por isso o ouvidor deve assegurar e fazer valer esse direito do cidadão ser ouvido”, disse o chefe de gabinete da Secretaria estadual de Saúde, Altino Loureiro, que representou o secretário de Saúde Carlos Moreira Júnior na abertura do evento. De acordo com ele, o ouvidor tem o papel ouvir a população e transmiti-las aos gestores, a fim de subsidiá-los. A partir dessas informações capturadas, os gestores de saúde tomam suas decisões necessárias para atender da melhor maneira os usuários do SUS.
O diretor do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS (Doges), Adalberto Fulgêncio dos Santos Júnior, veio de Brasília para apresentar os projetos do Departamento e discutir as ouvidorias públicas como instrumento de transparência da gestão e ampliação da participação social. Segundo ele a ideia é descentralizar a ouvidoria, pois quem realmente sabe dos problemas da população é quem atua diretamente com ela, nos municípios.
“O objetivo das ouvidorias do SUS é capturar o olhar da rua e levar essas informações a quem tem instrumentos para melhorar o atendimento à população. Os ouvidores devem ter acesso aos técnicos, pois por dentro das reclamações há sugestões. Com isso, sabendo ouvir de forma correta, você pode criar novas tecnologias, novas soluções” explicou Santos.
A capacitação continua nesta terça-feira (13), quando os ouvidores do nível central da SESA serão instruídos pela consultora do Doges, Flávia Silvério de Souza Sobrinho e pela técnica Olívia Prado.
Após o término do evento os ouvidores das regionais se reunirão com os ouvidores instituídos pelos municípios e poderão traçar estratégias para fortalecer a rede estadual de ouvidoria.“É importante que todos estejam reunidos para receber essa capacitação, as regionais auxiliam bastante para que os problemas sejam solucionados de forma mais rápida e por isso devem estar preparados para lidar com a população”, ressaltou a ouvidora da Secretaria da Saúde, Márcia Cíntia Xavier da Silva.
A ouvidoria da Secretaria estadual da Saúde realiza cerca de dois mil atendimentos mensalmente entre críticas e sugestões vindas de todos os municípios do Paraná. O contato telefônico é gratuito pelo número 0800-644-44-14 ou pelo e-mail ouvisesa@pr.gov.br