Secretaria dos Transportes estuda reforma no aeroporto de Ponta Grossa

Visita técnica verifica condições do sistema de sinalização noturna
Publicação
06/08/2010 - 17:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O chefe do Departamento Hidro-Aero-Ferroviário da Secretaria dos Transportes, Germano Valença, esteve nesta sexta-feira (6) em Ponta Grossa onde fez uma visita técnica ao aeroporto público municipal, um dos 18 que fazem operação noturna no Paraná. A Secretaria estuda o pedido da prefeitura para a execução de obras no sistema de balizamento noturno do aeroporto.
O sistema de sinalização noturna do aeroporto Sant’Ana, que permite operações visuais para voo noturno, foi instalado no início de 1983, mas necessita de reformas, segundo Germano Valença. A previsão é de que as obras fiquem em torno de R$ 350 mil, sendo que o principal investimento virá da Secretaria dos Transportes, com contrapartida da prefeitura. Para isso, deve ser feito um convênio entre a secretaria e o município.
“O sistema exige confiabilidade”, afirma Germano Valença, “e precisa de uma revisão”. Para tanto, devem ser realizados serviços de restauração na infraestrutrura e nas luminárias de balizamento e condutores elétricos.
Em 2006, a Secretaria já havia realizado obras no aeroporto de Ponta Grossa, com o aporte de R$ 344,4 mil. Na ocasião foram feitos serviços de rejuvenescimento da pavimentação asfáltica numa extensão de 56,8 mil m2.
PROGRAMA - Para preservar as condições de operação dos 36 aeroportos municipais, a Secretaria dos Transportes mantém um programa de obras e serviços de recuperação e rejuvenescimento asfáltico.
Nos últimos anos, 22 aeroportos, ou 62% do total, receberam obras, em grande parte na pavimentação das pistas. Entre 2003 e 2009, a dotação do Estado para o setor foi de 7,7 milhões.
O Estado conta com a quarta melhor infra-estrutura aeroportuária do país e dispõe atualmente de 40 aeroportos e aeródromos públicos mantidos por administrações municipais (36) e pela Infraero (4).
Além disso, há 59 aeródromos privados distribuídos em várias regiões do Estado, sendo oito asfaltados. Os aeroportos operados pela Infraero são o Afonso Pena e o Bacacheri, em Curitiba, e os de Londrina e Foz do Iguaçu.