A Secretaria de Estado do Turismo modernizará o sistema de coleta de dados e tabulação das pesquisas de demanda, utilizadas pelo governo e iniciativa privada para definir as prioridades de investimento. “Pretendemos adotar um mecanismo que permita o processamento instantâneo das pesquisas e não mais o preenchimento de formulários em papel, como é feito atualmente”, diz o secretário de Estado do Turismo, Celso de Souza Caron.
Com a modernização, a expectativa da Secretaria é que o tempo de divulgação das pesquisas reduza de um ano para um mês. “Com os formulários em papel, temos uma defasagem de até um ano entre a aplicação e o relatório final”, diz Caron. Esta semana o secretário participou de reuniões para conhecer o sistema adotado pelo Ibope. “O Ibope utiliza o smartphone, mas também vimos outros sistemas, como o da Secretaria de Estado de Santa Catarina, que utiliza o palm top”, afirma.
Outra proposta a ser analisada é a da Universidade de São Paulo (USP), que faz as pesquisas internacionais da Embratur. “Teremos uma reunião com os técnicos da USP durante o Salão do Turismo, que acontece em São Paulo até o dia 22”, explica Caron. “A atualização tecnológica permitirá um ganho de tempo e confiabilidade”, afirma.