Secretaria do Trabalho realiza Conferências de Economia Solidária nesta semana

Ao todo, foram cinco conferências regionais, que aconteceram nas regiões de Londrina, Ponta Grossa, Irati, Francisco Beltrão e Jacarezinho. A Economia Solidária é uma forma alternativa de geração de trabalho e renda
Publicação
09/04/2010 - 15:30

Confira o áudio desta notícia

A Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social realizou cinco Conferências Regionais de Economia Solidária durante esta semana. Com o tema “Pelo Direito de Produzir e Viver em Cooperação de Maneira Sustentável”, as reuniões tiveram como objetivo debater sobre o desenvolvimento da atividade, avaliando avanços, desafios e políticas públicas.
As conferências tiveram início em Irati, na terça-feira (06), para todos os municípios que fazem parte das regiões de Irati e de Guarapuava. Em seguida, na quarta-feira (07), em Francisco Beltrão, para cidades das regionais de Francisco Beltrão e União da Vitória. Nesta sexta-feira (09), aconteceram as reuniões em Londrina, direcionadas às regiões de Londrina, Ivaiporã e Campo Mourão; em Ponta Grossa, para Ponta Grossa União da Vitória; e em Jacarezinho (municípios que pertencem as regionais de Jacarezinho e Cornélio Procópio).
O secretário em exercício Fernando Peppes afirma que o Governo do Estado desenvolve ações para apoiar a Economia Solidária no Paraná. “A Secretaria oferece cursos gratuitos de qualificação profissional, destinados a esta área. Na próxima etapa, mais de 700 paranaenses serão capacitados. Ao todo, irão formar 17 turmas para cursos de reciclagem e 18 turmas no setor de alimentação”, enfatiza.
Peppes diz que a qualificação gera maior oportunidade de levar as pessoas ao mercado de trabalho. Segundo ele, muitas vagas de emprego não são preenchidas por falta de preparação dos candidatos. “Este é um passo muito importante para impulsionar as contratações nesta atividade econômica”.
MOBILIZAÇÃO – Além destas cinco, outras conferências foram realizadas em todo Paraná. No final de março, aconteceram em Cascavel, abrangendo cidades das regionais de Cascavel e Foz do Iguaçu; em Maringá, para as regiões de Maringá, Paranavaí, Umuarama e Cianorte; e em Curitiba, que reuniu, além da capital paranaense, a região metropolitana e litoral. Participaram dos eventos delegados representantes do poder público, das organizações da sociedade civil e de empreendimentos econômicos solidários e suas organizações.
“A Atividade é uma forma alternativa de geração de trabalho e renda, a favor da inclusão social. São diversas práticas econômicas e sociais organizadas sob forma de cooperativas, associações, clubes de troca, entre outras. As atividades mais comuns exercidas pelos grupos estão o artesanato, a produção e comércio de alimentos, a costura e o teatro”, explica o coordenador de Economia Solidária na Secretaria, José Henrique Faustino.

GALERIA DE IMAGENS