Secretaria do Trabalho instala grupo executivo sobre trabalho decente

O secretário Tércio Albuquerque participou da reunião de instalação do grupo de estudo sobre trabalho decente nesta quinta-feira (09)
Publicação
09/12/2010 - 18:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Tércio Albuquerque, participou nesta quinta-feira (09) da reunião de instalação do grupo de estudo sobre trabalho decente. O grupo tem como meta elaborar propostas para melhorias no ambiente de trabalho, prevenir acidentes e assegurar a saúde do trabalhador.
De acordo com o secretário, o trabalhador tem apoio incondicional da Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social e do governo estadual na sua defesa. “Devemos combater tudo que não é digno ao trabalhador. Temos um trabalho árduo pela frente, mas com uma equipe qualificada, somada ao apoio e o acompanhamento do governador Orlando Pessuti teremos ótimos resultados”, afirmou.
Durante a reunião, o secretário ressaltou ainda a importância que o trabalho decente passou a ocupar na agenda nacional do mundo do trabalho e lembrou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou o Plano Nacional sobre o Trabalho Decente.
Segundo o coordenador do grupo e chefe do Núcleo de Educação Popular do Trabalho da Secretaria, José Carlos Trizotti, uma das primeiras tarefas do grupo será um diagnóstico com dados sobre o trabalho decente e conforme as convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT). O diagnóstico será avaliado na próxima reunião do grupo, que acontece no próximo dia 19 de janeiro.
O grupo executivo foi criado, em parceria, pelas secretarias estaduais de Saúde, de Trabalho, centrais sindicais, setor privado e OIT. O decreto que instaurou o grupo foi assinado pelo governador Orlando Pessuti, em setembro deste ano.
O Paraná foi o terceiro Estado do Brasil a organizar ações para formulação de uma Agenda do Trabalho Decente. De acordo com a OIT, um trabalho decente é aquele que remunera adequadamente o funcionário, é exercido em ambiente seguro, oferece condições de liberdade, igualdade e garante uma vida digna ao trabalhador. Em maio de 2012, acontecerá a primeira Conferência Nacional do trabalho decente.
A reunião teve a participação das Secretarias de Estado de Saúde; da Ciência e Tecnologia; de entidades como a Federação da Agricultura; Federação das Associações Comerciais do Paraná; Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese); Central Única dos Trabalhadores (Cut); Força Sindical; Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB); Central dos trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB); Fundacentro; e Superintendência Regional do Trabalho.