Secretaria do Trabalho ganha prêmio “Inovação em Governo Eletrônico”

O projeto que implantou o primeiro sistema de convocação de trabalhadores através de mensagens SMS (torpedo) acaba de ser premiado
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09/11/2005 - 16:28
Editoria
O projeto “Convocação de Trabalhadores por SMS”, desenvolvido pela coordenaria de Informática da Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social, recebeu nesta terça-feira (8) o prêmio “Inovação em Governo Eletrônico” na categoria Serviços Públicos Eletrônicos, da primeira edição do Anuário de Tecnologia da Informação & Governo. O serviço de convocação funciona nas Agências do Trabalhador de todo o Paraná desde 2002, enviando mensagens SMS (torpedo) para aqueles que têm interesse em vagas de emprego. Ao efetuar o cadastro na Agência o usuário preenche seus dados pessoais, entre eles o número de seu telefone celular, e se tiver interesse autoriza o envio de mensagens SMS e/ou de endereço eletrônico. “O sistema de convocação é pioneiro no Brasil além de ser uma solução econômica tanto para o trabalhador, que não precisa gastar com vale-transporte e nem disponibilizar tempo para ir diariamente até a Agência; tanto para o governo, que vinha direcionando investimentos constantes para aumentar o espaço físico das Agências, abarrotadas com as grandes filas”, diz o secretário padre Roque Zimmermann. A idéia para o projeto surgiu graças à popularização dos celulares e mensagens SMS, como afirma o responsável pelo Núcleo de Informática e Informações da Secretaria, Joel Ritter Ferreira.“Checando o banco de dados da Agência do Trabalhador concluímos que cerca de 80% dos cadastrados possuem celular, potencial que poderia ser convertido em benefício para eles mesmos”. O processo é simples: o SMS é enviado informando que há uma vaga disponível e o número de telefone de uma Unidade de Resposta Audível – URA, para qual é preciso ligar para especificar se há ou não interesse na vaga, tendo em mãos o número do PIS/PASEP ou CPF. Desse modo uma vaga nunca é enviada mais que uma vez para a mesma pessoa. A ligação pode ser feita de qualquer telefone, e “dependendo da vaga é possível receber a carta de encaminhamento para entrevista via fax ou e-mail, dispensando o comparecimento a uma Agência do Trabalhador”, explica Joel. O serviço é possível graças à ação conjunta com operadoras de telefonia celular. Entre elas a TIM, que foi a pioneira, contribuindo desde o período de testes com equipamentos e a infra-estrutura necessária junto a Companhia de Informática do Paraná – Celepar. São enviadas cerca de 600 mensagens diariamente para todo o estado, variando de acordo com as vagas disponíveis em cada cidade. Serviço: Para se cadastrar na Agência do Trabalhador acesse o site www.setp.pr.gov.br ou compareça a qualquer unidade, levando carteira de trabalho e identidade.