Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social participa de atividades da Semana da Alimentação

Em Pato Branco, a população poderá verificar a pressão arterial, fazer avaliação nutricional e receber orientação sobre alimentação saudável e sobre obesidade
Publicação
13/10/2010 - 16:48
A Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social participa, no próximo sábado (16), das atividades para celebrar o Dia Mundial da Alimentação em Pato Branco. Serão distribuídos materiais informativos e oferecidos serviços gratuitos em barracas montadas na Praça Presidente Vargas, das 8h às 12 horas. A população poderá verificar a pressão arterial, fazer avaliação nutricional e receber orientação sobre alimentação saudável e sobre obesidade.
“Encontros, palestras e atividades relacionadas à alimentação servem para conscientizar a população sobre a importância do tema e ajudam a levantar propostas de ações dentro da política pública de segurança alimentar e nutricional”, afirmou o secretário Tércio Albuquerque.
O secretário Albuquerque destacou os programas específicos desenvolvidos pelo governo, como o Leite das Crianças, idealizado pelo governador Orlando Pessuti, que distribui 1,2 milhão de crianças com um litro de leite todos os dias. O Governo do Estado beneficiou também 13 mil produtores de leite, com investimentos que somam R$ 373 milhões”, disse.
“Outro programa que completou sete anos é o Compra Direta, com R$ 42,7 milhões investidos para a compra de 25,1 mil toneladas de alimentos destinados às pessoas em insegurança alimentar”, concluiu.
A chefe do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional, Telma Maranho Gomes, lembrou que o Paraná é referência por ter sancionado a lei que institui o Sistema Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). “O poder público e a sociedade organizada vão formular e implementar políticas, planos e programas para assegurar o direito humano a uma alimentação adequada, previsto na Constituição Federal”, disse.
Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) irão desenvolver um projeto direcionado às mulheres beneficiárias do Programa Bolsa Família. O objetivo é esclarecer conceitos, fazer discussões, reflexões e descobertas, oferecendo espaço para trocas de vivências e opiniões. Entre os dias 18 a 22 de outubro, Mariópolis também terá atividades de música, pintura, desenhos, jogos educativos e histórias nas escolas municipais, além de um ciclo de palestras para as mulheres da agricultura familiar.
Na última sexta-feira (8), o município de Clevelândia já realizou uma comemoração. O evento foi na praça paroquial com atividades como avaliações antropométricas, orientação nutricional, combate ao tabagismo, e distribuição de mudas e sementes de hortaliças e temperos.
A mobilização é uma parceria com o Consea/PR, Núcleo de Estado da Educação, 7ª Regional de Saúde, Vigilância Sanitária Municipal, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Prefeitura Municipal, SESC, Faculdade de Pato Branco-FADEP, e UTFPR.