O Workshop Internacional “Desenvolvimento Sustentável em Regiões Costeiras: O Litoral do Paraná”, promovido pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Diretoria de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Paraná prossegue até o próximo dia 10 e inclui visitas técnicas aos municípios do Litoral do Paraná.
Promover o intercâmbio entre pesquisadores e profissionais de diversas áreas interessados e envolvidos em estudos sobre desenvolvimento sustentável em regiões costeiras e fortalecer a participação responsável e o envolvimento compartilhado das diversas redes da cidadania na definição, no planejamento e na construção sustentável do futuro, são alguns dos objetivos do evento.
O evento é decorrente do convênio assinado entre a Pontifícia Universidade Católica do Paraná, a Secretaria do Meio ambiente e Recursos Hídricos e a Universidade de Ferrara, que tem como objetivo a criação de um programa de cooperação e intercâmbio científico, tecnológico e cultural, abrangendo atividades de pesquisa e estudos, que busque a preservação, conservação e desenvolvimento de locais e do litoral paranaense, em consenso aos termos do convênio e aos princípios da Agenda 21.
Segundo Donizeti Rodrigues, chefe regional da Sema no Litoral, Região Metropolitana de Curitiba e Vale do Ribeira, após o workshop será criado uma grupo de trabalho para viabilizar projetos acadêmicos no litoral paranaense. “Vamos criar este grupo, selecionar os melhores projetos acadêmicos nas instituições paranaenses e colocá-los em prática no litoral. Num período de 10 anos (2010/2020) vamos viabilizar estes trabalhos”, salientou.
Ele afirma que o monitoramento das áreas costeiras é importante para acompanhar os avanços ou retrocessos da qualidade ambiental destas regiões, conhecer os elementos que as compõem e as causas que levam a uma eventual perda de qualidade.
Entre os participantes do workshop estão cinco palestrantes italianos vinculados a Universidade de Ferrara: Giuseppe Castaldelli, Gianfranco Franz, Umberto Simeoni, Michele Bartolomeu e Corine Corbeau. De acordo com Donizeti Rodrigues a presença italiana em projetos no litoral do Paraná já é antiga. “A Universidade de Ferrara é uma antiga parceira do Estado do Paraná, eles já pesquisaram e trabalharam em Guaraqueçaba por dois anos, mas sempre produziam teoria na Itália e as praticavam aqui – agora, vamos fazer diferente, vamos produzir e praticar aqui”, completou.
Em 2010, os organizadores pretendem realizar um 2º Workshop na Itália para apresentar o resultado das primeiras experiências.
Programação – Na quarta-feira (9), a coordenadora de Educação Ambiental da secretaria, Rosa Riskalla, apresenta o Projeto Caiçara na Educação Ambiental. “Como ele nasceu, o que ele vem desenvolvendo e suas ações com o povo caiçara. A visão do homem local, como ele interage com a questão das bacias e região costeira. A importância destes biomas”, disse.
No mesmo dia, o professor e coordenador do evento pela PUC/PR, Carlos Mello Garcias, falará sobre o Pacto da Agenda 21 nas Instituições de Ensino Superior. “Este tipo de ação é uma das prioridades atuais da PUC e deve ser também de outras instituições de ensino superior, principalmente, quando colocamos uma parte tão importante para o Estado como é o nosso litoral. A PUC possui vários centros de pesquisa e produção científica no litoral e queremos aproximá-la ainda mais nas nossas discussões”, comentou Garcias.
Secretaria do Meio Ambiente promove workshop sobre o litoral do Paraná
Um dos objetivos do evento é promover o intercâmbio entre pesquisadores e profissionais de diversas áreas interessados e envolvidos em estudos sobre desenvolvimento sustentável em regiões costeiras
Publicação
08/12/2009 - 16:10
08/12/2009 - 16:10
Editoria