Que ação você tem feito ultimamente para contribuir no local onde vive com a preservação do meio ambiente? Para levar o questionamento à população de Curitiba e despertar a importância de pequenas atitudes que podem ser realizadas no dia-a-dia, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos promoveu nesta segunda-feira (10), em Curitiba, uma blitz ambiental.
Na ocasião, o secretário Rasca Rodrigues plantou, em frente à sede da Secretaria, uma muda de araucária – árvore-símbolo do Paraná e que está ameaçada de extinção. Também foram distribuídas mudas de árvores aos motoristas que passaram em frente à Secretaria.
“A solução para os problemas ambientais está em cada um de nós. Por isso devemos fazer a nossa parte e contribuir com ações positivas em defesa do meio ambiente”, analisou o secretário durante o plantio.
A distribuição de mudas ocorreu durante todo o dia e foi feita por servidores do Sistema Sema (Secretaria do Meio Ambiente; Instituto Ambiental do Paraná; Instituto de Terras, Cartografia e Geociências; Superintendência de Recursos Hídricos e Saneamento). Foram distribuídas mudas de espécies nativas como araucária, cerejeira, palmito e pitanga.
Além do caráter social, a distribuição e o plantio de mudas têm como vertente a conscientização e o desenvolvimento da educação ambiental.
Para o servidor da secretaria José Paz, a atividade é muito oportuna porque desperta uma reflexão por parte de todos sobre a importância do plantio. “Devemos ser multiplicadores e levar para nossas casas essa iniciativa”, afirmou.
Já para o diretor-geral da secretaria, Alan Jones, a ação serve de exemplo e deve ter continuidade. “Ações que contribuem para a qualidade de vida e o bem-estar da população devem ser estimuladas” ressaltou.
Durante a solenidade do plantio, o secretário Rasca Rodrigues também lembrou das ações ambientais feitas pelo Governo do Estado, como o projeto Mata Ciliar.
“Em setembro, o Paraná alcança a muda de número 100 milhões plantada no entorno dos rios do estado”, lembrou o secretário.
PROGRAMAS – O programa de plantio Mata Ciliar, desenvolvido pelo governo do estado, já plantou mais de 97 milhões de mudas em todo o Paraná e visa, além da conscientização ambiental, a recomposição das matas ciliares dos rios.
“É um programa de referência nacional devido à metodologia utilizada que prevê a produção de mudas sem o uso do solo e assegura a variabilidade genética das espécies plantadas”, aponta o coordenador do programa, Sérgio Bittencourt.
Secretaria do Meio Ambiente distribui mudas de araucária
Objetivo é despertar a importância de pequenas atitudes que podem ser realizadas no dia-a-dia
Publicação
10/08/2009 - 17:57
10/08/2009 - 17:57
Editoria