Secretaria do Meio Ambiente debate mudança climática

Curso reuniu mais de 80 participantes e foi realizado em parceria com o Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas e apoio da Petrobras
Publicação
30/04/2010 - 14:40
Editoria
A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, por meio do Fórum Paranaense de Mudanças Climáticas Globais, promoveu entre os dias 28 e 30 de abril, em Curitiba, o Curso de Capacitação em Mudanças Climáticas destinado para técnicos de órgãos públicos, prefeituras, empresas privadas e organizações não governamentais. O curso reuniu mais de 80 participantes e foi realizado em parceria com o Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas e apoio da Petrobras.
Para o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jorge Augusto Callado Afonso, a iniciativa do encontro é muito importante para integrar resultados técnicos e científicos sobre o tema. “O curso proporciona a troca de experiências e também mostra panorama dos impactos e as alternativas de enfrentamento”, destaca o secretário.
Durante os três dias de encontro os participantes receberam informações de especialistas e profissionais sobre as ações que vem sendo feitas a nível nacional e global que contribuem para a solução de problemas ambientais.
Entre os temas abordados, estavam ciência do clima, principais fontes de emissão, vulnerabilidade e repercussões sócio-econômicas, formas de remediação e mitigação, convenção do clima e o que o Brasil está fazendo para reduzir os efeitos de mudanças climáticas.
Na manhã desta sexta-feira (30) o palestrante foi o representante do Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais, Ednaldo de Paiva Pereira, que apresentou um histórico sobre os estudos e eventos internacionais que vem sendo feito a nível global sobre o tema. Pereira comentou também sobre a importância das políticas públicas, obrigação e deveres sobre o tema. “O papel das políticas públicas é muito importante mas não podemos depender só desta ferramenta. Temos que fazer a nossa parte com educação, conscientização e capacitação”, disse.
A assessora da Casa Civil da Presidência da República, Leiza Dubugras, participou todos os dias do curso e fez um balanço positivo do encontro que teve como princípio a multiplicação. “Foi muito importante porque as pessoas que participaram da capacitação chegarão nos seus locais de trabalho com uma noção e direcionamento para tratar do assunto conforme as suas realidades”, apontou Leiza.
ATUAÇÃO - Atualmente a mudança climática é tratada por apenas nove instituições no País que desenvolvem estudos e pesquisas sobre o assunto. O Paraná, por meio do Fórum Paranaense em Mudanças Climáticas Globais, concluiu em maio de 2009 um levantamento da produção científica relacionada às pesquisas em mudanças climáticas no Estado, bem como dos pesquisadores e instituições que atuam na área, a fim de conhecer e identificar possíveis lacunas que necessitam de maior aprofundamento e eventual apoio público.
Além disso, já foram realizadas diversas ações nos municípios pela Coordenadoria de Mudanças Climáticas da Secretaria para levar o assunto para conhecimento da população paranaense.
“Estamos tratando do assunto há algum tempo e também promovendo várias ações com a participação da sociedade. O Governo tem um papel fundamental neste contexto mas precisa do apoio de todos os envolvidos”, destaca a coordenadora em Mudanças Climáticas da SEMA, Manyu Chang.

GALERIA DE IMAGENS