Secretaria de Saúde realiza fórum para discutir a micobactéria

Evento vai reunir 300 profissionais da área para fazer a sistematização dos procedimentos e avaliar as ações implantadas no Paraná
Publicação
01/04/2010 - 15:31
Editoria
A Secretaria estadual da Saúde via realizar em Curitiba, entre os dias 9 e 11 de abril, o Fórum de Micobactérias Não-Tuberculosas de Crescimento Rápido: Novos Desafios e Perspectivas. Direcionado a profissionais da área de saúde e da área assistencial, o evento tem como objetivo sistematizar a atenção à saúde em pacientes portadores de infecções por micobactérias, acompanhar a situação da micobacteriose no Paraná e ainda avaliar as ações implantadas pelo Estado no combate à doença.
São 300 vagas gratuitas para profissionais que atuam na área assistencial pública e privada, controle de infecção hospitalar, gerentes e gestores de serviços de saúde e do SUS e profissionais da vigilância em saúde. Serão debatidos os aspectos éticos e legais da investigação de surtos, ações de controle para prevenção das infecções por micobactérias, diagnóstico, propostas terapêuticas e a jurisprudência dos episódios relacionados à doença.
A chefe da divisão de Controle de Doenças Emergentes e Reemergentes da Secretaria, Ivana Kaminski, destaca que desde o surgimento da micobacteriose no Paraná, no final de 2007, tem-se investido no treinamento dos profissionais de todas as áreas da saúde para sistematizar os procedimentos e ações conforme as orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ivana explica que as investigações dos surtos de micobactéria de crescimento rápido estão associadas a procedimentos invasivos.
E, embora não se trate de uma infecção de alta mortalidade, tem significativo impacto sobre a saúde da população. “Isso exige uma articulação efetiva de prevenção entre os profissionais de saúde”, afirma Ivana.

Serviço:
Fórum de Micobactérias Não Tuberculosas de Crescimento Rápido: Novos Desafios e Perspectivas.
Data: De 9 a 11 de abril (sexta a domingo).
Hora: 20 horas (sexta-feira).
Local: Hotel Promenade – Rua Mariano Torres, 976 – Curitiba.
Carga horária: 12 horas.
Inscrições e informações: sesaeventos.saude.ws/curso/curso/listar/idevento/5