O secretário de Obras Públicas, Julio Araújo Filho, recebeu na manhã desta terça-feira (03) os reitores Zaki Akel Sobrinho, da Universidade Federal do Paraná, e João Carlos Gomes e Vitor Hugo Zanette, das universidades estaduais de Ponta Grossa e de Guarapuava. Eles assinaram convênio que possibilita a ampliação da participação das universidades estaduais no Programa de Residência Técnica, da Secretaria.
Pelo programa, 60 recém-formados na área de Arquitetura e Engenharia Civil participam do Curso de Especialização (latu sensu) em Construção de Obras Públicas e desenvolvem atividades práticas na sede e nos 14 escritórios regionais da secretaria. O programa tem duração de dois anos.
O convênio ampliou a participação das universidades estaduais, que, além de oferecer espaços adequados para as aulas semipresenciais (as aulas são ministradas em Curitiba, na UFPR e transmitidas via webconferência), oferecerão professores-tutores para acompanhamento dos alunos residentes.
O Programa de Residência Técnica foi criado em 2005 e já formou sua primeira turma em setembro do ano passado. Nasceu da parceria entre o governo do Paraná, através da Secretaria de Obras Públicas e a UFPR. Para a segunda turma, iniciada em outubro de 2008, foi incluída a participação das universidades estaduais, que agora ampliam sua atuação no programa.
As universidades conveniadas são: Universidade Estadual de Londrina – UEL, Universidade Estadual de Maringá – UEM, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste (Cascavel), Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro (Guarapuava) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR (Pato Branco).