Secretaria de Educação divulga nova lista de professores classificados para o PDE 2010

Candidatos com dúvidas sobre sua classificação têm até esta quinta-feira (29) para protocolar recursos no Núcleo Regional de Educação de sua jurisdição.
Publicação
28/07/2010 - 15:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Os professores inscritos para o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) 2010 têm entre os dias 28 e 29 de julho para solicitar recursos questionando o resultado da classificação no processo seletivo. A Secretaria de Estado da Educação (Seed) divulgou a nova lista dos 2.400 professores classificados para o PDE na terça-feira.
Os recursos devem ser protocolados no NRE de jurisdição do candidato. A análise dos recursos acontece entre 30 de julho e 2 de agosto. E, no dia 2 de agosto, será publicada a classificação final do processo seletivo do PDE 2010.
Os professores selecionados nas 17 áreas/disciplinas devem ir até os respectivos Núcleos Regionais de Educação (NREs) entre os dias 5 e 6 de agosto e procurar os representantes do PDE para fazer a adesão ao Programa. No dia 11 de agosto, estes professores serão liberados das atividades em sala de aula e no dia 2 de agosto, os participantes do PDE 2009 retornam à escola com 75% de sua carga horária de trabalho.
PDE - O PDE é uma formação continuada para professores da rede pública que aproxima as universidades públicas da rede de ensino básico, possibilitando o diálogo e a transferência de conhecimento por meio de atividades teóricas e práticas.
Considerado o maior programa educacional de formação continuada de professores em andamento no Brasil, o PDE foi implantado em 2006 pela Seed, em parceira com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI). São dois anos de estudos e o processo de seleção acontece anualmente ofertando 2.400 vagas. No primeiro ano, o professor é afastado de suas atividades docentes em 100% da carga horária e, no segundo ano, em 25%.
“As primeiras atividades do PDE 2010 começam em agosto. A aula inaugural será em Curitiba e o seminário integrador acontece na seqüência, de forma descentralizada, por Instituição de Ensino Superior (IES)”, afirma Simone Bergmann. Segundo ela, o objetivo do Seminário é explicar o Programa e suas atividades para o professor.
Paralelamente a estas atividades o professor participa da formação tecnológica - em parceria com a Diretoria de Tecnologia Educacional (Ditec). “Esta formação é importante para que o professor saiba utilizar os programas do computador nas diversas atividades previstas no PDE”, diz Simone Bergmann.
“A idéia é que, ao ingressar no programa, o professor esteja constantemente inserido em atividades formativas, daí a razão do afastamento”, explica Cassiano Ogliari, da equipe pedagógica do PDE. Ainda de acordo com ele, em breve, a coordenação do PDE divulgará a qual Instituição (IES) cada professor está vinculado.
A lista dos classificados deste ano pode ser verificada no sítio www.pde.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=327.