A Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral, do Governo do Paraná, tem um novo site e uma intranet, esta dedicada exclusivamente aos servidores da instituição. Os novos canais de informação on-line entraram no ar nesta sexta-feira (28) e para a coordenação do órgão, eles tornam a comunicação mais eficiente, tanto com os cidadãos como em âmbito interno, formado pelos colaboradores da Secretaria.
“Em parceria com a Companhia de Informática do Paraná, a Celepar, foram idealizadas essas duas ferramentas de comunicação, que serão úteis no relacionamento com nossos públicos”, disse o corregedor e ouvidor Luiz Carlos Delazari. “Com um visual moderno, elas facilitam o processo de registro das solicitações, críticas e sugestões feitas pela população ao Poder Executivo estadual e a busca por conteúdos de interesse relacionados à Secretaria”.
Entre os destaques do site – além do novo layout –, estão uma galeria de fotografias, um espaço de cadastro para que os internautas recebam informações sobre a instituição e a opção de pesquisa, que faz buscas por palavras nas notícias e demais conteúdos da página. Além disso, é possível visualizar a versão em PDF do boletim informativo mensal do órgão, verificar as estatísticas atualizadas de atendimentos prestados aos cidadãos e conferir o arquivo de matérias jornalísticas sobre à Secretaria.
Uma outra opção do endereço eletrônico – que já existia e foi aprimorada – é o registro de pedidos por parte da população. Para enviar uma mensagem à Ouvidoria, basta clicar no link “Fale com o Ouvidor” e completar o formulário. Ao optar por “Consulte Reivindicação” e após inserir o número do atendimento e o código para consulta – que é fornecido depois de finalizada a inclusão da mensagem no site –, é possível verificar o trâmite de cada caso e as respostas dadas pelos órgãos responsáveis pelos assuntos tratados.
Intranet – Além da nova página na internet, a Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral também conta agora com uma intranet, um canal de comunicação voltado aos servidores da instituição. “Este é um meio dinâmico de troca de informações que pode ser atualizado constantemente. Na intranet estão contidos diversos dados úteis para o andamento dos trabalhos internos do dia a dia. Com a participação de todos os colaboradores, ela pode se tornar uma importante forma de comunicação interna”, afirma Delazari.
Desenvolvida pela Celepar e com o conteúdo sob responsabilidade da área de comunicação da Secretaria, a página conta, por exemplo, com espaço para lista de ramais internos; relação de atividades de cada coordenadoria da Secretaria e seus respectivos setores; acesso aos principais sites e sistemas utilizados pelos funcionários na realização de tarefas; agenda de eventos internos e externos; notícias; avisos urgentes; dicas de aperfeiçoamento profissional, e publicação de relatórios anuais.