No dia 10 de julho, no auditório do Serpro, em Curitiba, será realizado o TI & TELECOM PARANÁ, evento para discutir a telefonia e transmissão de dados do Governo do Estado, da Copel, da Sanepar, da Sercomtel e prefeituras, através da Associação dos Municípios do Paraná. O evento foi concebido em função da idéia de unificar as estruturas de transmissão de voz e dados do Governo do Estado do Paraná. Esta unificação possibilitará a ampliação do atendimento destes serviços a todos os paranaenses.
A tendência para a próxima geração de redes de comunicações é o investimento em infra-estrutura própria (rede corporativa IP). A migração para esta alternativa - o mundo IP- é considerado um imperativo de sobrevivência, devido à redução de custos e os limites do atual modelo dos fornecedores de telecomunicações. Os provedores de serviços de rede da nova geração (NGN) deverão também buscar novas formas de gerar valor para seus usuários através de novos serviços.
NGN são redes de serviços múltiplos que viabilizam incluir voz e dados via IP, identificação de chamadas, transmissão banda larga e multimídia. Este evento também discutirá essa transição. Para apresentar as potencialidades técnicas desta idéia foram convidadas as empresas Damovo, Nortel, Juniper, Extreme Network.