A Secretaria estadual do Trabalho, Emprego e Promoção Social realizou nesta segunda-feira (19) a aula inaugural do curso de costura industrial para moradores da Vila Osternack, Sítio Cercado, em Curitiba. A ação é uma parceria com a Polícia Militar do Paraná e faz parte do Projeto Segurança Social.
De acordo com o secretário Nelson Garcia, ações como essa ajudam a elevar os padrões de vida desses trabalhadores, orientando para que exerçam a cidadania e tenham acesso à inserção no mundo do trabalho. “É uma oportunidade única de aprendizado, pois estamos levando qualificação, segurança e o governo do Paraná até a população. Eles poderão aprender uma nova atividade sem sair de seu bairro”, destaca.
Segundo o secretário especial do Governo, coronel Anselmo de Oliveira, o governo do Paraná lançou o Projeto Segurança Social com o objetivo principal de desenvolvimento social das áreas de risco, com melhoria das condições de segurança pública do local. “O primeiro bairro a receber o projeto é a Vila Osternack. O Segurança Social funciona com a promoção de ações integradas com as políticas públicas, a partir de uma maior integração entre governo e comunidades”, explica.
Davina da Silva Araújo é uma das aulas da turma de costura industrial, e está animada com o começo das aulas, principalmente porque irá ocupar seu tempo livre e ainda poderá ajudar das despesas de casa com a nova atividade. “Já tenho uma noção de costura, mas faço apenas pequenos ajustes para o pessoal da minha família. É uma oportunidade de aprender algo novo e ainda conseguir um emprego”, diz.
Na terça-feira (20), começa no Colégio Estadual Iara Bergmann o curso de informática, também oferecido pela Secretaria do Trabalho, em parceria com o Segurança Social. A Secretaria tem previsto para o Osternack três cursos: Costura (início na segunda-feira), Informática (início na terça-feira) e Cozinha (início em breve).
Ao todo são 110 vagas divididas nos três cursos, sendo que cada um deles possui duas turmas. São 160 horas/aulas ministradas em três dias na semana. As inscrições foram feitas previamente e o Segurança Social trabalha com o princípio da inclusão, ou seja, as pessoas que procuram estão sendo atendidas.
Participaram também da aula inaugural o chefe do Estado-Maior da Polícia Militar, coronel Isaías de Farias, o diretor-geral da Secretaria do Trabalho, Fernando Peppes, e a coordenadora do Segurança Social, major Karin Denise Krasinski.
Secretaria dá início ao curso de costura industrial na Vila Osternack
A Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social realizou nesta segunda-feira (19) a aula inaugural do curso de costura industrial para moradores da Vila Osternack, Sítio Cercado, em Curitiba. A ação é uma parceria com a Polícia Militar do Paraná e faz parte do Projeto Segurança Social
Publicação
19/10/2009 - 17:50
19/10/2009 - 17:50
Editoria